Skip to main content

Aniversário! Rádio das Tulhas promoverá show em homenagem à Patativa

Patativa receberá homenagem da Rádio das Tulhas, com o apoio da Agência Tambor | Foto: Divulgação

Os 87 anos de idade da cantora e compositora maranhense Patativa serão celebrados com o show “Ninguém é melhor do que eu” no dia 5 de outubro, a partir das 10h, na Feira da Praia Grande, no Centro Histórico de São Luís.

Promovido pela Rádio das Tulhas, com apoio da Agência Tambor, a ‘festança’ reunirá mais de 20 artistas locais que ‘desfilarão’ as músicas da sambista maranhense.

“Essa é uma edição mais do que especial da Rádio das Tulhas, para reverenciarmos o grande talento que é Patativa, uma artista ímpar”, assinalou Noleto Chaves, fundador da emissora da Feira da Praia.

Com a saúde debilitada, Patativa assistirá ao show de sua residência. A Agência Tambor transmitirá o espetáculo.

Leia também: Projeto Memória celebra vida de Lélia Gonzalez em São Luís

O show começará às 10h com o grupo Samba de Rua. Também já confirmaram presença os artistas Adler São Luís, Arafé, Cesar Texeira, Joãozinho Ribeiro, Junior Aziz, Lena Machado, Loba, Luciana Pinheiro, Maestro Pipiu, Neto Peperi, Oswaldo, Priscila Carvalho, Saci, Tiago Máci, Vandico, Zé Maria Medeiros, Zeca do Cavaco, Quirino, Dicy, Fernanda Garcia e Lúcia Gato.

Sobre a homenageada


Maria do Socorro Silva, a Patativa, nasceu em 5 de outubro de 1937 na cidade de Pedreiras, terra do também cantor e compositor João do Vale.

A cantora mudou-se para São Luís ainda criança e começou a mostrar seu dom musical logo na juventude, cantando em rodas de amigos e barzinhos.

Segundo ‘reza a lenda’, o apelido Patativa surgiu a partir de uma história divertida que aconteceu em um dos bairros mais boêmios e com grande efervescência cultural de São Luís, a Madre Deus.

Em uma determinada noite, em um bar com seu amigo Justo Santeiro, os dois se desentenderam e ela o chamou de “amigo da onça”. Ele, então, retrucou: “E você, que parece uma patativa de tanto que fica cantarolando”.

A partir daí, “Patativa” virou não apenas um ‘apelido’, mas uma marca da sambista Maria do Socorro Silva, que, como um pássaro, cantou e encantou milhares de pessoas com seu canto e sua poesia.

Registro histórico

Com tanta história na música do Maranhão, Patativa lançou seu primeiro CD, “Ninguém é melhor do que eu”, apenas aos 77 anos, em 2014, nome da quarta faixa do seu disco totalmente autoral.

Cada composição da artista retrata um acontecimento por ela vivido ou que a mesma deu vida em forma de canção. Com produção do instrumentista Luiz Junior, em parceria com o cantor e compositor Zeca Baleiro, o disco apresenta 13 faixas escolhidas dentre muitas canções do seu vasto acervo musical.

O disco conta com convidados especiais como Zeca Pagodinho, Simone e o próprio Zeca Baleiro. Na época, Patativa comemorou: “Nem nos meus melhores pensamentos achei que meu primeiro disco ia ter essas participações. Não queria morrer sem fazer um disco, então estou muito feliz de ter essas pessoas comigo, essas beldades cantando as minhas músicas. É uma honra muito grande.”

Após quatro anos de lançamento do seu primeiro CD, Patativa lançou seu segundo disco, “Sou de Pouca Fala”, aos 81 anos. O disco teve a produção de Zeca Baleiro e Luís Júnior Maranhão e foi lançado pela Saravá Discos. São 13 faixas versáteis da sambista que incluem cacuriá, mina e xote, nos quais ela divide os vocais com Zeca Baleiro.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados