Skip to main content

Casa das Minas celebra Festa do Divino Espírito Santo

Foto: Reprodução

A Casa das Minas Gege do Maranhão celebrou neste ano, a 162ª edição da Festa do Divino Espírito Santo. 

De 05 a 21 de maio, uma extensa programação foi realizada: o ‘Buscamento do Mastro’; ‘Visita dos Impérios’; ‘Toques de Caixa’; ‘Carimbó das Caixeiras’; e ‘Tambor de Crioula’. 

O administrador da Casa das Minas, Euzébio Pinto, relatou que a celebração do Divino Espírito Santo é uma obrigação que é feita todos os anos com muito sacrifício de todos os envolvidos; membros da Casa, comunidade e devotos. 

“Não recebemos apoio de nenhum órgão público, seja ele, municipal, estadual e federal ou da iniciativa privada. É muito trabalho. Se precisar, pedimos empréstimos, mas sempre vamos manter viva uma tradição, que neste ano, completou 162 anos”, relatou Euzébio. 

Ele ressaltou que foram 17 dias de uma vasta programação que “a cada ano nos surpreende com a participação cada vez maior da comunidade. Uma tradição que vai passando de geração para geração”.

O custo é alto. “Somente no dia do encerramento (21/05) distribuímos mais de cem quilos de arroz, feito com toucinho e acompanhado de camarão seco”, expôs Euzébio.

O evento contou com a colaboração e trabalho de Zobeilda Pinto, Maria de Jesus Silva, Maria do Socorro Martins Fontenele e Maria da Conceição Ramos de Sousa, que fazem parte do Conselho Diretor da Casa. 

Derrubamento do mastrado | Foto: Repdução

Casa das Minas Gege

Localizada na Rua de São Pantaleão, no Centro de São Luís, a Casa das Minas foi fundada na década de 1840 por uma mulher africana chamada Maria Jesuína, que foi escravizada no Brasil.

Em 2002, a Casa foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e é objeto de muitos estudos acadêmicos no Brasil e no exterior.

Leia também: Ativistas debatem Marcha das Mulheres Negras

Atualmente, é dirigida pelo huntó (tocador) Euzébio Pinto, neto de Dona Amélia (décima dirigente da casa), que continua o legado das festividades tradicionais.

Entre as festas do catolicismo e da cultura popular, estão a Festa do Divino Espírito Santo; Queimação de Palhinhas; Dia de São Benedito; Dia de São Cosme e São Damião e o Dia de Santa Bárbara.

No dia 28 de junho tem o tradicional São Pedro na Casa das Minas a festa inicia a noite e dura até o dia seguinte. Vários grupos de bumba-meu-boi e tambor de crioula que amanhecem na capela de São Pedro passam por lá.

No ultimo sábado (25), aconteceu o encerramento da festa do Divino que contou com a presença do presidente do Benin Patrice Talon e de várias organizações culturais como bumba-meu-boi, quadrilha e dança portuguesa.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados