Em assembleias realizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins (STEFEM), trabalhadores e trabalhadoras aprovaram a assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2024/2026 com a empresa Transnordestina Logística S/A (TLSA), resposável pela Ferrovia Transnordestina Logística (FTL).
Foram 107 votos a favor e 64 contra. Representando 62,2% de pessoas favoráveis. Participaram da assembleia 172 trabalhadores (as).
O Sindicato destacou que a deliberação ocorreu “depois de negociações extremamente difíceis com a empresa, superando iniciativas patronais que poderiam ter impactado com graves prejuízos aos direitos da categoria”.
A entidade de classe também afirmou que, apesar da assinatura do ACT, o sindicato fará reuniões regulares para continuar a discussão de pontos que não dependem do acordo. Principalmente em relação às condições de trabalho.
Leia também: Referência nacional! Rodolfo e Dielson falam sobre a luta do Sindicato dos Bancários do Maranhão
“É muito importante que todos os trabalhadores e trabalhadoras conheçam todos os termos do Acordo Coletivo a ser assinado e nos apoiem na fiscalização para o cumprimento de todos os direitos estabelecidos”, ressaltou o STEFEM.