No dia 18 de maio aconteceu o lançamento do livro inédito “Ainda”, do poeta Celso Borges. Na data, o escritor completaria 65 anos.
Para falar sobre esse assunto, o Jornal Tambor de quarta-feira (15/05) entrevistou Andréa Oliveira. Ela é escritora, jornalista, diretora da Casa Palavra Acesa, tendo vivido com Celso durante 23 anos.
(Veja abaixo a edição completa do Jornal Tambor, com a entrevista de Andréa Oliveira)
Segundo Andréa, a obra seria “um inventário” da trajetória poética do maranhense, trazendo sensações diversas sobre lugares e pessoas.
A programação de lançamento contou com dança, palestra e exibições de filmes. O evento começou às 16h, no Cinema Sesc Deodoro, com a exibição do filme O futuro tem o coração antigo. E seguiu com um sarau no Sebo Chico Discos, às 18h. O livro esteve disponível tanto no Sesc, quanto no Chico.
Leia também: Lançada cartilha “Madre Deus: Um Balaio de Histórias”
Para a jornalista, a narrativa do livro Ainda é diferente de outros trabalhos de Celso e reúne poemas que o autor organizou em janeiro de 2023, poucos meses antes de sua morte, em abril daquele ano.
“Eu chamo esse livro de inventário, ele é tudo aquilo que Celso quis dizer e quis deixar dito. Quando eu li essa obra me veio a sensação de assombro. Celso tem acidez, dureza, amor, beleza, isso tudo fica através das imagens e palavras”, ressaltou Andréa.
O livro é a última obra que Celso Borges preparou e enviou para publicação e os poemas nele contidos tratam da finitude, o grande tema da existência humana.
Memória viva
Poeta e jornalista, Celso Borges deixa uma obra sólida de poesia contemporânea e memória em 15 livros publicados e pelo menos cinco inéditos – de poemas e reportagem/pesquisa, além de álbuns de música, filmes e registros de suas performances no palco e em estúdio, além de um acervo de livros, discos e objetos que formam um conjunto significativo de sua atuação.
Com a missão de salvaguardar seu legado e acervo, bem como promover o acesso à sua obra, a Casa Palavra Acesa realiza o evento CB Maio 65 em parceria com a Mórula Editorial e apoio do Sesc Maranhão e Edições Guarnicê.
Programação CB Maio 65
Sábado 18/05
16h Cinema Sesc Deodoro
- Exibição de O futuro tem o coração antigo, filme de Beto Matuck e Celso Borges
- Coreografia O futuro tem o coração antigo com a bailarina Tereza Borges Frota
- Conferência Celso Borges: uma emergência de passados e futuros para o presente
18h Sebo Chico Discos
- Sarau CB Maio 65
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Andréa Oliveira)