Skip to main content

Passe Livre! Rejane Galeno fala da importância dos sindicatos da educação e cobra o Sinproesemma

A professora Rejane Galeno destacou a importância dos sindicatos da educação na implementação do passe livre em São Luís. Ela, que atua na rede pública estadual de ensino, faz parte da direção da Agência Tambor e coordenou a Frente em Favor do Passe Livre Estudantil.

No plebiscito realizado na eleição do último dia 6 de outubro, cerca de 90% dos eleitores votaram a favor da gratuidade das passagens de ônibus para estudantes na capital maranhense. O Passe Livre foi o grande vencedor da eleição, com 523.711 votos, mais de meio milhão!

Para Rejane, “demos um passo muito importante na conquista de um direito essencial para a maioria das famílias que vivem em São Luís. Mais do que aprovar, o resultado foi muito expressivo”.

A professora afirma que “agora é necessário mobilizar esforços para implementar essa política pública em 2025, cobrando o prefeito e a câmara municipal a garantir o interesse público”.

É justamente na questão da mobilização que Rejane destaca o papel dos sindicatos. Ela ressaltou que “o apoio de sindicatos da educação, como a Apruma e o Sindeducação, tem sido decisivo ao longo de todo esse processo”.

Além de enaltecer o papel desempenhado pela Apruma e pelo Sindeducação, ela cobrou maior engajamento do Sinproesemma, que representa as trabalhadoras e trabalhadores da educação da rede pública estadual.

“Sou professora da rede pública estadual e vejo diariamente as dificuldades que os estudantes enfrentam para chegar à escola. Por isso, digo que é papel de cada professora e professor de São Luís apoiar e mobilizar-se em favor da Lei do Passe Livre Estudantil”, afirma Rejane.

Leia também: Passe Livre em 2025! Franklin Douglas afirma que Eduardo Braide deve solicitar revisão da Lei de Diretrizes Orçamentárias

Exatamente por ser professora da rede pública estadual, Rejane enfatiza que o Sinproesemma precisa ter uma voz ativa nesse processo.

“Assim como a Apruma e o Sindeducação, nosso sindicato não pode ser omisso ou tímido diante de um assunto com tanto impacto social. Precisamos ter consciência de classe.”

Rejane concedeu entrevista ao Jornal Tambor na quarta-feira (10/09), abordando o tema ao lado da professora Ester Durans, do professor Franklin Douglas e do vereador de São Luís, Marlon Botão (PSB).

(Veja abaixo a edição completa do Jornal Tambor, com as entrevistas de Rejane, Ester, Franklin e Marlon).

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados