Ana Paula Martins, professora da rede municipal de São Luís, técnica em Educação na UFMA e candidata a vereadora pelo PSOL na capital maranhense, afirmou durante entrevista ao Jornal Tambor, no dia 19 de setembro, que “apenas 15% dos legislativos são compostos por mulheres aqui em São Luís. Percebemos que não tivemos muitos avanços nesse sentido”.
Para a candidata, é fundamental a participação das mulheres nos espaços de poder e a priorização de candidaturas feministas comprometidas com pautas como: uma cidade mais plural, humana, anticapacitista, democrática, que inclua as mulheres, pense nas crianças, nas pessoas LGBTQIA+ e em outras desigualdades sociais.
(Veja, ao final deste texto, a íntegra da entrevista de Ana Paula no Jornal Tambor.)
A entrevistada lembrou que 54% do eleitorado na capital maranhense é composto por mulheres. Ela ressaltou que “é preciso pensar em uma rede de políticas públicas voltadas para as mulheres”.
Ana Paula pontuou que sua campanha eleitoral está priorizando diversas pautas de comprometimento social, como os desafios urbanos e políticas públicas voltadas para a educação, habitação, meio ambiente, cultura, transporte público acessível e eficiente, além de programas de inclusão social e cultural.
A professora destacou ainda a importância de uma gestão transparente e participativa, onde a voz dos cidadãos seja ouvida e respeitada.
Leia também: Passe Livre Estudantil em São Luís: Sá Marques defende o Voto 1 no dia 6 de Outubro
Em relação aos desafios que sua candidatura enfrenta, Ana Paula acrescentou que um deles é a compra de votos no período eleitoral, o que é um problema, pois faz com que o eleitor(a) deixe de votar em candidatos(as) verdadeiramente comprometidos(as) com a cidade.
Para acompanhar e conhecer as propostas da candidata Ana Paula, acesse a rede social @anapaula_psol.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor com a entrevista completa de Ana Paula.)