A pesquisadora e professora da Universidade Federal do Maranhão Maria Mary Ferreira lançou dois livros que trazem reflexões profundas e necessárias sobre os desafios enfrentados pelos brasileiros e brasileiras em tempos sombrios.
O lançamento dos livros DEMOCRACIA, GÊNERO E SUB-REPRESENTAÇÃO – PORQUE TEM SIDO TÃO DIFÍCIL AS MULHERES ALCANÇAREM OS ESPAÇOS DE PODER e (DES)INFOMAÇÃO PODER E EXCLUSÃO SOCIAL – ESTRATÉGIAS PARA ENFRENTAR AS DOENÇAS À DEMOCRACIA, aconteceu na quarta-feira (11/12), no Palácio Cristo Rei, no Centro de São Luís.
O livro DEMOCRACIA, GÊNERO E SUB-REPRESENTAÇÃO aborda os retrocessos no Estado Democrático de Direito em construção no Brasil, interditado pela ação das fake news.
Daí, reflete a doutora em Sociologia Mary Ferreira sobre “a urgência de lutar contra a impunidade dos golpistas e de reascender o debate público sobre a defesa da democracia”.
O segundo livro (DES)INFOMRÇÃO PODER E EXCLUSÃO SOCIAL lança luz sobre a sub-representação de mulheres na política e sua relação com a violência de gênero, especialmente a violência política e a violência contra as mulheres negras e pobres.
Histórico
Militante histórica do Partido dos Trabalhadores (PT), Mary Ferreira é mestra em Políticas Públicas, doutora em Sociologia e pó-doutora em Comunicação e Informação.
Este ano, ela foi uma das cinco mulheres do Brasil premiada com o diploma Bertha Lutz, concedido pelo Senado Federal. Bibliotecária, pesquisadora, professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), é autora de livros importantes e referência do feminismo no Brasil.
É autora dos livros: Vereadoras e Prefeitas: ação política e gênero (2015); Os Bastidores da Tribuna: mulher, política e poder no Maranhão (2010); As Caetanas vão a luta: feminismo e políticas públicas (2007); e organizadora das publicações: Mulher, Gênero e Políticas Públicas (1999); Gênero, Política e Poder: participação das mulheres nos espaços de poder no Norte e Nordeste (EDUFMA, 2012), dentre outras publicações.