O advogado Guilherme Zagallo afirmou que temos pessoas morrendo e adoecendo em São Luís, por conta do elevado nível de poluição no município. O problema é gravíssimo. Pessoas já morrem todos os anos na cidade por conta da emissão de dióxido de enxofre.
E a coisa pode ficar bem pior! A situação depende dos vereadores da nossa cidade. A Câmara Municipal precisa devolver o atual projeto de Plano Diretor para a prefeitura! Essa foi inclusive uma recomendação do Ministério Púbico.
O problema é que vereadores de São Luís querem aprovar o projeto de Plano Diretor rapidamente. Querem entregar parte da Zona Rural do município para a Indústria Pesada. Entregar mais terras para indústrias que hoje já provocam tanta desgraça.
Segundo dados produzidos pela Secretaria de Indústria e Comércio do Estado, a qualidade do ar em São Luís é péssima. E atuais vereadores da cidade estão exatamente trabalhando para piorar a situação. Eles deveriam denunciar! Mas silenciam. E pior, estão atuando em favor dos poluidores.
A questão passa por dinheiro. Essas empresas são muito, muito ricas. E veadores e prefeitura querem agradar o dinheiro. Enquanto São Luís fica cada vez mais pobre e doente.
Para falar sobre esse assunto o Jornal Tambor de segunda-feira (06/02) entrevistou o advogado Guilherme Zagallo, integrante do Movimento de Defesa da Ilha e estudioso desse gravíssimo problema que atinge todas as pessoas que vivem em São Luís.
(Veja, ao final desse texto, a edição do Jornal Tambor com entrevista de Guilherme Zagallo)
Zagallo explicou que São Luís tem seis estações de Monitoramento de Qualidade do Ar, estrategicamente posicionadas no Distrito Industrial da cidade. Elas medem o nível de qualidade do ar.
O advogado disse que cinco dessas estações estão com os níveis de poluentes do ar fora dos padrões legais. “Há um alto custo de saúde para as populações envolvidas”.
A Câmara de Vereadores de São Luís retomou os trabalhos na mesma segunda-feira (06) da entrevista, com a abertura do ano legislativo de 2023.
Depois de quase um mês de recesso, um dos principais objetivos de vereadores é a aprovação do Plano Diretor da cidade. O Movimento de Defesa da Ilha pressiona para que o projeto seja devolvido para a prefeitura.
O texto do Projeto de Plano Diretor enviado pela gestão de Eduardo Braide ao Legislativo contém uma série de irregularidades e omissões. E falta transparência em todo esse processo.
Ao final da entrevista, Zagallo reforçou que a população precisa cobrar os parlamentares para que esse projeto seja devolvido ao Executivo. Esse mesmo projeto precisa ser corrigido, modificado.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Guilherme Zagallo)