São Luís possui um dos polos industrias mais poluentes do Brasil! De acordo com o advogado Guilherme Zagallo, a capital maranhense tem mais poluição do que qualquer município do estado de São Paulo!
Este problema pode ser agravado se for aprovada a proposta do Plano Diretor que o prefeito Eduardo Braide enviou para a Câmara Municipal.
O plano quer ampliar a zona industrial do município, além de favorecer o avanço do setor de construção civil.
O projeto não direciona o planejamento de São Luís, no caminho de buscar soluções para os problemas que já existem hoje.
A capital não possui saneamento básico adequado e tem esgotos a céu aberto. Além da grave poluição no ar, gerado por empresas como Alumar, a Termelétrica à carvão e vários outros empreendimentos que já estão no Distrito Industrial da cidade.
O Plano Diretor proposto por Braide é o mesmo de 2019, apresentado pelo ex-prefeito Edvaldo Holanda Jr. Ele favorece a instalação de mais indústrias poluentes na capital.
O projeto também planeja a redução da zona rural e de aquíferos (regiões geológicas que acumulam água) para abrir mais espaços para estas empresas.
Esse avanço gera uma série de problemas, que inclui o aumento do calor, o desenvolvimento de doenças, além da destruição do meio-ambiente.
Eduardo Braide não fez as alterações no projeto determinadas pelo Ministério Público do Maranhão. O MPMA apontou ilegalidades no texto de 2019, também utilizado pelo gestor atual.
Para o Advogado Guilherme Zagallo, o prefeito de São Luís está escolhendo trabalhar apenas para o empresariado. E deixa de lado o bem estar, segurança e proteção do meio-ambiente, da cidade e sua população.
Zagallo fez esta declaração durante o Jornal Tambor desta quinta-feira (7), que recebeu o advogado para falar deste e outros temas relacionados ao Plano Diretor.
(Veja a entrevista com Guilherme Zagallo no Jornal Tambor, em nosso canal de Youtube)
A preocupação sobre toda pauta de planejamento ambiental na cerne do plano diretor em análise é totalmente válida. É lá que teremos o manual de crescimento da nossa cidade. Porém chamo a atenção para alguns detalhes sobre a afirmação de “cidade mais poluída” do que São Paulo, majoritariamente o direcionamento dos ventos na ilha não jogam a “pluma de poluentes” do distrito industrial para a cidade. Na verdade jogaria sobre a baía de são marcos. Uma afirmação dessa deveria ser seguida da base ou fonte da informação, não existe desinformação positiva.