O Maranhão foi o estado mais desmatado do Brasil em 2023 e isso não parece incomodar as autoridades locais
Em São Benedito do Rio Preto comunidades continuam denunciando o desmatamento e escandalosamente existe uma indiferença de quem tem a responsabilidade de resolver o problema.
Segundo relatos de moradores dos quilombos Santo Inácio e Cancela, localizados nessa região, as comunidades estão pedindo socorro.
De acordo com a denúncia, os desmatamentos têm ocorrido de forma desenfreada e afetam diretamente 26 comunidades.
As comunidades têm sido drasticamente atingidas pelo avanço do agronegócio no município.
Relatos dos moradores indicam que os quilombolas estão sendo ameaçados, impedidos de trabalhar e de transitar no território.
O Jornal Tambor, na edição de quinta-feira (31/10), entrevistou Ana Paula Oliveira e Kassio Costa, ambos de São Benedito do Rio Preto.
(Veja, ao final deste texto, a íntegra da entrevista com Ana Paula Oliveira e Kassio Costa.)
Durante a entrevista, os quilombolas relataram que, devido ao desmatamento, não conseguem trabalhar nem alimentar suas famílias.
Ana Paula, do quilombo Cancela, contou que está vivendo de doações de outras comunidades vizinhas e de programas sociais, como o Bolsa Família, para alimentar seus três filhos.
“Ontem mesmo fui pescar e não consegui, porque estão destruindo tudo. Os rios e riachos estão secando”, afirmou a moradora.
Leia também: São Mateus: Conflito provocado por pulverização de agrotóxicos resulta em morte
Ela explicou que, por conta do desmatamento, não encontra madeira e palha suficientes para terminar de cobrir sua casa de taipa, onde vive com seus filhos.
Kassio destacou que, até hoje, nenhum órgão público solucionou o problema do Quilombo Cancela. Ele acrescentou que essa demora coloca a vida dos moradores em risco.
“Estamos esquecidos. Queremos que nosso território fique livre desses invasores. Se isso não acontecer, vamos nos acabar aqui”, ressaltou o quilombola.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Ana Paula Oliveira e Kassio Costa.)