A quinta edição do projeto Empório Social da Praça das Árvores foi realizada sábado (19/11), a partir das 8h, no bairro do Cohatrac IV, em São Luís.
Trata-se de projeto social, pedagógico, cultural, de base, que se articula a partir das comunidades da Cohab e do Cohatrac. A iniciativa busca promover atividades socioculturais, que objetivam o diálogo comunitário em torno da educação, arte, comunicação e o meio ambiente.
Para falar sobre o projeto, o Jornal Tambor de quinta-feira (17/11) entrevistou Dorian Azevedo, professora, assistente social e vice-coordenadora do Comitê da Praça das Árvores.
(Veja, ao final desse texto, a íntegra do Jornal Tambor, com a entrevista de Dorian Azevedo)
A ação é um projeto articulado pelo Comitê da Praça das Árvores, a partir de um movimento que existe há nove anos. “Trabalhamos o pertencimento comunitário. A proposta é uma apropriação da cidade, por seus moradores, de forma qualificada”, explicou Dorian.
Segundo a vice-coordenadora, a ação promove trocas de experiências, fortalecendo o protagonismo da comunidade. “Todos se reúnem naquele grande chão de praça para promover a pluralidade cultural. É uma experiência que precisa ser levada para outros espaços”, frisou ela.
Esse ano o projeto contou com rodas de leitura, exposições artísticas e de produtos e alimentos da agroecologia, com contadores de histórias, venda de artesanatos, música, teatro, jardinagem, ações de educação, entre outras.
(Veja abaixo a edição completa do Jornal Tambor, com a entrevista de Dorian Azevedo)