Moradores do município de Urbano Santos, no Maranhão, estão denunciando o supermercado Camiño, do Grupo Mateus.
Segundo eles, o empreendimento tem poluído o Rio Mocambo. É dito que a poluição pode ser percebida na cor e no cheiro da água.
O Jornal Tambor de quinta-feira (30/11) entrevistou Delson Frazão Santos e Flávia Veras, moradores da comunidade próxima ao rio.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Delson Frazão Santos e Flávia Veras)
Segundo os moradores, desde a construção do supermercado Camiño (há dois anos), que fica nas proximidades de suas casas, estariam lidando com a poluição do Rio Mocambo.
Leia também: Violência no campo! Assembleia Legislativa diante de proposta absurda
Eles contaram que as fossas (caixas de esgoto) e água de limpeza de arcondicionado do empreendimento estariam sendo despejados no rio. E isto estaria prejudicando toda a população.
Delson, que vive das vendas do seu bar, reclamou que o mau cheiro tem espantado seus clientes. “Convivemos com esse mau cheiro. É difícil.”, disse ele.
Os moradores relataram que a poluição no rio prejudica toda a comunidade, já que muitos sobrevivem da pesca. Além de que as crianças tomam banho e muitas pessoas também lavam suas roupas em suas águas.
De acordo com Delson e Flávia, foi feita denúncia diretamente ao gerente do supermercado Camiño, assim como notificaram o Ministério Público. No entanto, não obtiveram respostas.
Enquanto isso, eles estariam tendo de lidar com toda essa poluição, convivendo com mau cheiro que vem diretamente do rio. “Nós só queremos que essa situação seja resolvida”, pediu Flávia Veras.
O outro lado
A Agência Tambor entrou em contato, via e-mail, com a assessoria de imprensa do Grupo Mateus, no dia 29 de novembro, para saber o que a empresa tem a dizer diante de uma denúncia tão grave. Até o fechamento da matéria não obtivemos respostas.
Tão logo o Grupo Mateus nos contate, atualizaremos a matéria.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Delson Frazão Santos e Flávia Veras)