Skip to main content

Escândalo! Supermercado Mateus acusado de crime gravíssimo

O município maranhense de Rosário, que faz parte da região metropolitana de São Luís, vivencia atualmente um festival de violências. O rio Puraqueu, importante para a pesca da região, está sendo brutalmente destruído. O crime ambiental prejudica gravemente a vida de aproximadamente cinco mil pessoas. Repetindo: são cinco mil vidas humanas! A denúncia foi feita ao Jornal Tambor, que ouviu nesta quinta, 15/12, o vereador Pedrosa Necó, do Partido Socialista Brasileiro (PSB).

(Veja abaixo o Jornal e a entrevista com Pedrosa Necó, em nosso canal no YouTube)

Pedrosa denuncia que o rio está “sendo devastado, tendo inclusive seu leito desviado”. O Puraqueu é afluente do Rio Itapecuru, o maior do Maranhão, que abastece a capital maranhense e vários outros municípios.

O crime estaria sendo cometido pelo Grupo Mateus, dono de uma conhecida rede de supermercados, que estaria implantando um empreendimento no município. Uma mineradora seria dona de parte do terreno, onde o Mateus está atuando.

No Jornal foi feito um apelo à sociedade civil, ao Ministério Público, à Assembleia Legislativa, à Secretaria Estadual de Meio Ambiente, à prefeitura de Rosário e à Câmara Municipal de Rosário.

Entre os prejuízos imediatos desse atentado ao rio estão a pesca e a agricultura familiar, provocando insegurança alimentar. Em outras palavras, provocando fome. A mortandade de peixes também é uma preocupação: em vídeos cedidos à Agência Tambor, um trator escava o rio Puraqueu, repleto de peixes mortos. Barbárie!

Segundo Pedrosa, existe ainda “um enorme risco de inundações a partir do inverno, que começará brevemente, podendo inclusive destruir casas e deixar famílias desabrigadas”, conforme os relatos que chegaram até nós.

A devastação estaria acelerada e a mata ciliar tragicamente destruída com a construção de aterros e igarapés entulhados.

A situação vem sendo apontada “como o maior crime ambiental da região”. Trata-se de um manancial de água que abastece e alimenta várias comunidades.

O outro lado

Logo que encerramos a entrevista com o vereador Pedrosa Necó, em nosso jornal, ainda na quinta (15/12), a Agência Tambor tentou entrar em contato com o Grupo Mateus. Tentamos com o Serviço de Atendimento do Grupo Mateus, no número (98) 9202-0090, mas o contato não trata sobre questões jornalísticas.

O número da assessoria de imprensa do Mateus, (98) 99292-0090, consta no site da empresa, mas está indisponível para ligações. Enviamos e-mail. O retorno também não veio por esse canal. Tentamos contato com Maira Schneider, assessora da empresa. Esta prometeu retorno. Aguardamos por quase 24 horas. Até o momento que publicamos a matéria em nosso site, o retorno não foi dado. Seguimos no aguardo.

(Veja abaixo o Jornal Tambor e a entrevista de Pedrosa Necó)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados