O Sindicato dos Urbanitários do Maranhão (STIU/MA) anunciou a conquista de uma importante vitória para os trabalhadores e trabalhadoras da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema): o início do pagamento dos passivos trabalhistas referentes ao dissídio coletivo de 2019.
Segundo o presidente do Sindicato, Rodolfo César, a negociação foi marcada por mobilizações em todas as regionais, incluindo assembleias em São Luís e Imperatriz. A pressão da categoria resultou em um acordo que garante o direito a todos os empregados, impedindo a tentativa inicial da empresa de restringir o pagamento a um grupo específico.
Como será o pagamento
O acordo prevê duas parcelas:
- Primeira parcela – correspondente a 50% do valor devido, paga em dinheiro no salário de julho;
- Segunda parcela – equivalente ao valor restante, em forma de ticket, a ser liberada em até 48 horas após a homologação judicial do termo de acordo.
Rodolfo destacou que a conquista foi fruto de paciência, união e estratégia de negociação:
“Então, para nós foi uma vitória, sabemos da dificuldade que a empresa tem, mas como a gente sempre fala, é problema de gestão, né? A gente não pode também jogar todo o problema da gestão na costa de trabalhadores para a empresa sair por cima dizendo que está economizando.”, afirmou.
Continuidade de luta
Mesmo com o impasse de 2019 solucionado, o Sindicato reforça que a campanha salarial de 2025 segue em andamento. Na Caema, as cláusulas econômicas continuam em negociação, enquanto no setor de saneamento de Bacabau já foi aberto diálogo com a comissão formada pela prefeitura e pelo Ministério Público para iniciar as tratativas.
“[…] A gente não pode abaixar a guarda. Só fizemos limpar esse meio de campo nesse momento, mas ficar sempre atento porque a luta continua.”, reforçou Rodolfo César.