
O município de Aldeias Altas (MA) está em choque diante de um crime bárbaro ocorrido dia 5 de abril – Ana Beatriz do Nascimento Feitosa, uma menina de 13 anos foi morta a facadas, no município. O caso abalou toda a população da região e provocou o debate em torno da insegurança na cidade.
A Agência Tambor, na sexta-feira (11/04), conversou com Cláudio do Gostoso e Ribinha do Zé da Rede que denunciaram a situação.
Cláudio é presidente da associação da comunidade tradicional de Pati/Gostoso, e Ribinha foi vereador no município.
(Veja, ao final deste texto, o Jornal Tambor com a íntegra de Cláudio e Ribinha)
De acordo com os moradores entrevistados, a cidade cobra soluções urgentes do poder executivo de Aldeias Altas, não só para o caso, mas para o aumento da violência na região.
Ainda sobre efeito da tragédia, Ribinha cobra mais efetivas de segurança pública no município para que a violência possa ser prevenida e, consequentemente, diminuída. Para tanto, reivindica a convocação dos aprovados no último concurso na cidade, para Guarda Municipal.
“Tivemos um concurso público. Os aprovados, inclusive, fizeram o curso da Guarda, mas até agora as pessoas não foram chamadas para começar a trabalhar”, alerta o ex-vereador.
O concurso foi realizado no final de 2023. De acordo com o edital, foram oferecidas cinco vagas e os resultados da classificação final estavam previstos para fevereiro de 2024. Mas o documento não estabelecia uma data de homologação.
A prefeitura de Aldeias Altas publicou no diário oficial, do dia 10 de fevereiro de 2025, a homologação do resultado do concurso que, nos anexos, apresenta o nome dos cinco aprovados e mais 14 pessoas classificadas para cadastro de reserva. No documento oficial não é colocado a data da chamada.

Enquanto isso, de acordo com os moradores de Aldeias Altas entrevistados pela Tambor, a população vive um clima de tensão. E, Cláudio, traz o caso de Beatriz para refletir sobre a situação.
“O crime está sendo investigado. A polícia está empenhada, mas agora é só juntar peças para condenar o acusado. Mas e a atitude de prevenção? A polícia agiu rápido, mas isso não poderia ser evitado?”, questiona.
Além da cobrança por justiça, o morador da comunidade de Gostoso pede as autoridades olhem para a incerteza e vulnerabilidade de que o munícipio vive como um todo, trazendo riscos de outras barbaridades. “A gente vive em uma insegurança, principalmente, na questão dos conflitos agrários. Você não sabe se amanhã vai estar em sua roça trabalhando colhendo sua plantação. Sem contar a questão avanço do agronegócio e o uso de segurança armada que as empresas estão utilizando, exatamente, para que os lavradores se sintam ameaçados”, denuncia.
Conheça o caso de Beatriz
Ainda não há informações que definam a motivação do crime contra Beatriz, mas não foi descartada a hipótese de feminicídio.

O suspeito de praticar o crime, identificado como Francisco Lopes da Silva, de 67 anos, foi preso em flagrante na tarde do mesmo dia, na cidade de Codó.
A Polícia Civil avalia hipótese de que a adolescente estivesse sendo perseguida pelo idoso, que estaria com o interesse de se relacionar com ela, mas ainda não há informações suficientes para determinar a causa do crime.
O outro lado
A Agência Tambor enviou e-mail para a prefeitura de Aldeias Altas ([email protected]), para ouvir a atual gestão sobre as circunstâncias, medidas que estão sendo tomadas diante do cenário e a situação do concurso público.
Quando a prefeitura responder, atualizaremos esta matéria.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Cláudio e Ribinha)