Da Redação da Agência Tambor
23/11/2020
Foto: reprodução
Temos uma ótima notícia pra São Luís: o mandato do Coletivo Nós (PT) será aliado na luta em favor da Reserva de Tauá Mirim.
Em entrevista concedida nesta segunda-feira, 23, para a Rádio Tambor, o Coletivo Nós (PT), eleito no último dia 15 de novembro para exercer um mandato na Câmara Municipal de São Luís, colocou-se claramente a favor da criação de uma legislação que formalize a Reseva Extrativista de Tauá-Mirim e contra a proposta apresentada pelo atual prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PDT) para o Plano Diretor da cidade. Essa proposta do atual prefeito, barrada pela resistência das organizações sociais, liquidaria a zona rural, prejudicando dramáticamente todos os municípios da Ilha.
Ninguém, absolutamente ninguém, na atual Câmara Municipal de São Luís, se colocou ao lado da sociedade para barrar a proposta de Edivaldo Holanda.
Em resposta as perguntas formuladas por Flávia Regina Melo e Emilio Azevedo (jornalistas da Rádio Tambor) os integrantes do Coletivo Nós lembraram das 14 mil pessoas que vivem hoje na Zona Rural de São Luís, dizendo que prendem seguir a cartilha ensinada nas pastorais sociais da Igreja Católica, de ter “a opção pelos pobres”.
A reserva de Tauá Mirim, pensada e articulada pela sociedade, garante a sobrevivência de milhares de pessoas que vivem da pesca, da agricultura famíliar e do extrativismo, preservando toda uma área que é vital pra toda São Luís e regiões próximas.
“Tauá Mirim é a Amazônia de São Luís”, costuma-se dizer na Rádio Tambor.
A proposta de Plano Diretor apresentada na gestão de Edivaldo Holanda Júnior (sempre combatida na Rádio Tambor) foi feita para atender unicamente aos interesses de grandes indústrias e também de mega empresas da construção civil.
Ouça a entrevista completa do Coletivo Nós no TamborCast.
https://open.spotify.com/episode/3G8f420pK6a6MXYnHxV0pG?si=t2_gMYv_TvWNdwIl1wDkVg