Em 2025 serão organizados no Brasil o “Manual de Boas Práticas em Comunicação Popular e Periférica” e o “Guia de Sustentabilidade e Promoção da Diversidade do Jornalismo Periférico e Independente”.
O trabalho nasceu a partir de um Acordo de Cooperação Técnica assinado entre a UNESCO, a Secretaria de Comunicação da Presidência da República (SECOM) e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
O acordo visa à execução do projeto “Promovendo o Acesso à Informação, o Exercício de Direitos, o Combate à Desinformação e a Defesa da Democracia”.
O Jornal Tambor desta quarta-feira (18/12) tratará do assunto. Vamos entrevistar Danielle Louise.
Danielle é jornalista, atua na Agência Tambor e, por meio de um edital público, foi uma das 15 pessoas do Brasil selecionadas para atuar na construção do Manual, na condição de consultora especialista em comunicação e mobilização social pela UNESCO/SECOM, representando o Maranhão.
Além do Maranhão, os consultores atuarão nos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo.
O Jornal Tambor de quarta-feira (18/12) entrevistou Danielle.
(Veja, ao final deste texto, a íntegra da entrevista de Danielle)
A Consultora pela UNESCO/SECOM disse que esse projeto será potente na busca por viabilizar iniciativas populares e periféricas ao redor do país.
Ela ressaltou que o trabalho possui quatro módulos, e, por enquanto, está na primeira fase de mapeamento, através do preenchimento de um formulário online.
Segundo Danielle, a ideia é que, ao final, o projeto viabilize a criação de políticas públicas voltadas para o setor da comunicação popular e periférica no Brasil.
“Essa primeira etapa é justamente para conhecer esses comunicadores, que existem nesses 15 estados que estamos mapeando. Será uma etapa importante para afirmar a existência de iniciativas que não tem espaços ou notoriedade como deveriam ”, afirmou a jornalista.
Como o Comunicador (a) ou Organização Popular e Periférica participa?
Nessa primeira etapa do Projeto Comunicação Popular e Periférica está sendo realizado o compartilhamento de um formulário para ser preenchido pela internet.
(abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Danielle)