Um grupo formado por quatro jovens, moradores de um casarão na Rua das Hortas, no Centro de São Luís, foi ameaçado na manhã do último sábado (16/11), por um homem que se dizia “delegado” e “dono” do imóvel onde o grupo reside.
O suposto “delegado” arrombou o cadeado da porta da frente do casarão, parou um caminhão na frente do imóvel e, acompanhando por seis homens, teria ameaçado despejar os moradoradores.
A violência foi impedida por ação dos vizinhos, que acionaram imediatamente a polícia e algumas organizações ligadas à defesa dos direitos humanos.
A PM foi imediatamente ao local. E diante de uma rápida mobilização o dito “proprietário”, que não tinha nenhum documento em mãos, recuou.
A Agência Tambor foi uma das organizações acionadas. Nós enviamos um repórter, ainda na manhã do sábado.
Segundo apurou a reportagem da Tambor, o referido imóvel se encontrava completamente abandonado há mais de quatro anos. “O local era um lixeiro. A iniciativa e a presença desses jovens foi uma segurança pra nós”, disse uma vizinha, antiga moradora da Rua das Hortas.
Neste ano de 2019, o imóvel foi ocupado, a partir de um grande mutirão, onde ele foi limpo, preservado, ganhando nova função social. Os moradores são três estudantes universitárias (duas da Ufma e outra da Uema) e um artista plástico.
Diante da violência do sábado,
um grupo de advogados está mobilizado para, a qualquer momento, impedir uma nova violência.
Está sendo estudada, incluisive, a possibilidade de um boletim de ocorrência, denunciando a injustificável e inadmissível violência, contra os moradores do casarão.
A Agência Tambor também estará alerta e acompanhando o caso em seus mínimos detalhes.