Em comemoração aos 15 anos do Xama Teatro está sendo realizado o projeto “ O teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias”, em São Luís.
O evento conta com uma vasta programação. Entre os dias 11 e 23 de março, acontecerão oficinas, espetáculos e narrações de histórias. Serão 15 dias de atividades.
As ações também vão percorrer as cidades de Belém (PA) e Fortaleza (CE).
Para falar sobre esse assunto o Jornal Tambor de sexta-feira (15/03) entrevistou Lauande Aires. Ele é ator, músico, diretor, dramaturgo e mestre em Artes Cênicas.
(Veja, abaixo, a edição completa do Jornal Tambor com a entrevista de Lauande Aires)
O artista disse que o projeto busca resgatar a memória do trabalho feito pelo Xama Teatro nos últimos 15 anos.
Laudande lembrou que o grupo de teatro é coordenado por atrizes maranhenses e que já circulou por todos os estados do Brasil.
Ele disse que o evento evidencia e exalta a arte e cultura do Norte-Nordeste do país. E que iniciativas como essa deveriam ser mais incentivadas pelo poder público.
Para Lauande faltam políticas públicas para a cultura em São Luís e no Maranhão.
Programação do evento em São Luís
Em São Luís, as ações formativas iniciam no dia 11 de março (segunda-feira), com a oficina “Construção de Cena”, que ocorrerá das 15h às 18h, e a residência “Experimentos Arcanos”, das 19h às 21h, ambas até o dia 13 de março. A oficina “Criação + Produção = Autogestão” será realizada entre os dias 18 e 20 de março, das 9h às 12h.
Já a programação especial dos espetáculos, que ocorrerá sempre às 20h, começa no dia 14 de março, com “A Besta Fera – Biografia Cênica de Maria Aragão”; no dia 15, com “As Três Fiandeiras”; dia 21, será “A Vagabunda – Revista de Uma Mulher Só”; encerrando com “A Carroça é Nossa”, no dia 22 de março.
A temporada na capital maranhense contará ainda com Narração de Histórias no dia 23 de março, às 18h. A programação é gratuita, aberta ao público e será realizada no Teatro Xama, localizado na Rua das Esmeraldas, nº3, quadra 1, Araçagy, em São José de Ribamar – com exceção do espetáculo “A Carroça é Nossa” (22/03), que será apresentado no VIVA Vila Luizão.
(Veja, abaixo, a edição completa do Jornal Tambor com a entrevista de Lauande Aires)