Em assembleia realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins (STEFEM), de 20 a 24 de novembro, trabalhadores aprovaram a contraproposta da Vale.
Foram 92,8% dos votos pela aprovação do Acordo Coletivo de Trabalho Geral (ACT 2023/2024) e 87,5% a favor do acordo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) sobre o ano de 2024, com pagamento do benefício no ano de 2025.
De acordo com o presidente do STEFEM, Washington Luis Nascimento, os trabalhadores assinarão os acordos, garantindo o que foi deliberado na assembleia.
“Foram 3.824 trabalhadores que manifestaram democraticamente os seus desejos e anseios através do voto”, enfatizou o presidente Washington Luis.
Leia também: Na universidade! Evento vai tratar da enorme poluição do ar em São Luís!
Ainda segundo ele, com a mobilização e união da categoria foi possível manter “todos os direitos e reajustes conquistados pelos trabalhadores com muita luta”.
Entras as conquistas estão o reajuste salarial de 4,3% nos salários, Cartão Alimentação no valor de R$ 955,00; a manutenção plena do Plano de Saúde (AMS), além do avanço que a Vale passa sua participação para 90% nos custos de tratamento de dependentes PCDs em rede credenciada até o limite de R$ 2.889,40.
Por fim, a diretoria do STEFEM manifestou o “reconhecimento do alto nível de participação, de responsabilidade e consciência de todos os trabalhadores na luta em defesa dos direitos coletivos da categoria”.