O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins (STEFEM) realiza, na próxima segunda-feira (21), sua assembleia geral.
Às 7h, os trabalhadores estarão reunidos para organizar as reivindicações da categoria que serão encaminhadas à Vale. O encontro ocorre simultaneamente em São Luís, Santa Inês e Açailândia, no Maranhão, e em Marabá, no estado do Pará.
A direção do STEFEM afirma que a luta mais urgente da categoria é garantir o aumento real nos salários, as bases do cartão alimentação e os benefícios socioeconômicos. Entre as solicitações imediatas inclui, também, o aumento da contribuição sobre os salários de até R$ 5.235,91 da empresa à Valia, fundo de previdência complementar dos funcionários.
Essa atualização procura corrigir uma política injusta, comparada às maiores remunerações da Vale.
Outra luta constante do Sindicato é a aquisição de um financiamento para os trabalhadores adquirirem a casa própria, com uma taxa de juros abaixo da praticada pelo mercado e pela Caixa Econômica Federal, solucionando o problema da moradia e dos altos investimentos em alugueis.
Participação dos trabalhadores
As solicitações foram definidas a partir das necessidades e anseios dos trabalhadores manifestados através dos canais de comunicação do STEFEM. As exigências são de conhecimento da Vale e já foram discutidas no Fórum Pré-Negocial, realizado em 11 de outubro.
No Fórum, a Vale justificou a remuneração praticada, trazendo comparações com outras empresas que julga possuir o mesmo perfil, mas sem expor os números coletados e as filtragens comparativas realizadas. A STEFEM atualizou os trabalhadores sobre as discussões através de seus informes.
Leia também: Núcleo Piratininga de Comunicação completa 30 anos
“A Vale tentou argumentar que suas práticas salariais estão acima da média do mercado, ainda que, na realidade, mantenha um piso muito baixo, de apenas de R$ 2.016,00. E ainda que ofereça uma Participação nos Lucros e Resultados (PRL), o benefício acaba sendo usado para quitar dívidas contraídas, diante dos parcos rendimentos, pelos trabalhadores durante o ano”, manifestou o STEFEM.
Por fim, o Sindicato enfatiza: “Não há de se falar em Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) justo sem que todos os benefícios sejam garantidos integralmente, sem um ajuste na previdência complementar e, principalmente, sem ganho real nos salários e no ticket alimentação”.
A Assembleia Geral do STEFEM acontecerá, simultaneamente, na segunda-feira (21), às 7h, nos seguintes locais:
• Portaria da estação do Anjo da Guarda (São Luís -MA),
• Estação de Passageiros (Santa Inês – MA),
• Rodoviária do pátio (Açailândia – MA),
• Estação de Passageiros (Marabá – PA).