Foi realizada uma audiência pública que debateu sobre o acesso à Cannabis no Maranhão. O evento aconteceu, na terça-feira (25/04), na Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão (ALEMA), em São Luís.
No Maranhão, existe o PL 01/2023, de autoria do deputado estadual Rafael Leitoa, que assegura o acesso a medicamentos à base de Cannabis à sociedade maranhense e foi apresentado durante a audiência.
Para falar sobre esse assunto, o Jornal Tambor entrevistou o membro da Sociedade Brasileira de Estudos da Cannabis (SBEC) e co-fundador da Associação Cultural de Pesquisa e Saúde com Cannabis (Acolhedeira), Ricardo Monteles.
(Veja, ao final desse texto, a edição do Jornal Tambor com a entrevista de Ricardo Monteles)
Segundo o pesquisador, o uso da cannabis para fins medicinais e científicos é uma realidade em vários países. Ele explicou que a regulamentação do comércio de remédios à base da cannabis, como o óleo CBD (canabidiol), irá beneficiar pessoas no tratamento de diversos tipos de doenças no Brasil.
Ricardo Monteles disse que é importante a articulação da sociedade com os parlamentares maranhenses para a aprovação do PL 01/2023. Ele destacou que o uso da cannabis pode contribuir para a saúde, o bem viver e bem-estar de muitas famílias.
“Estamos na mesma luta, com os estados, de regulamentar e estabelecer uma lei, uma maneira para que as pessoas possam acessar os medicamentos ou os fitoterápicos à base de cannabis”, afirmou.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Ricardo Monteles)