A Comissão de Supervisão do Concurso Público da Assembleia Legislativa do Maranhão esteve, nos dias 16 e 17 de agosto, no comando da Policia Militar do Estado para tratar e buscar informações relativas à segurança do concurso.
O Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão (SINDSALEM) integra a comissão e está acompanhando bem de perto a segurança do concurso público, que será realizado no próximo dia 20 de agosto (domingo).
O concurso é para a contratação de servidores para a Assembleia Legislativa do Maranhão. O certame só está acontecendo por conta de uma luta encabeçada pelo próprio SINDSALEM.
Na última sexta-feira (11), membros da Comissão de Supervisão do Concurso Público da ALEMA participaram de uma reunião presencial, na sede da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. O Sindicato participa da Comissão representando os trabalhadores.
“Esse encontro foi provocado pelo Sindicato para fazermos uma supervisão dos procedimentos de segurança e conhecer os detalhes de organização do concurso”, ressaltou o dirigente do SINDSALEM e membro da Comissão de Supervisão do Concurso Público da ALEMA, Luiz Noleto.
Entre as medidas – citou Noleto – a Fundação vai adotar o reconhecimento biométrico dos candidatos, o nome dos candidatos será identificado nas carteiras, além da fiscalização contra o uso de celulares e de pontos eletrônicos.
“A FGV garantiu que todo o concurso vai ser coberto de total segurança, para que o certame ocorra com total lisura, evitando falhas e possíveis fraudes que ocorreram no concurso anterior”, assinalou e afirmou Noleto.
Leia também: Concurso da Assembleia Legislativa é conquista que passou pelo Sindicato dos Servidores
Todos os detalhes
O sindicalista também informou que os locais de provas vão contar com patrulhamento da Polícia Militar do Maranhão (PMMA).
Para fortalecer ainda mais a segurança, o processo de distribuição das provas para os locais será acompanhado a partir das 6h da manhã, pelo diretor do SINDSALEM, Noleto Chaves. “O objetivo é assegurar que todos os envelopes estejam lacrados”, disse.
Além dessas ações, o horário de fechamento dos portões deverá ser atestado por três candidatos em cada ponto de prova. E os últimos participantes só poderão sair juntos das salas, a fim de evitar possíveis irregularidades e reclamações.
O presidente do Sindicato, Nataniel Serejo, deseja boa sorte a todas as pessoas que farão o concurso. “Esperamos que façam uma excelente prova, com tranquilidade e sabedoria.
Em fevereiro de 2024, o SINDSALEM estará de portas abertas para recepcionar e parabenizar todos os aprovados”, ressaltou.
Sobre as provas
27.561 candidatos (as) estão aptos para fazer a prova no próximo domingo (20).
Essas pessoas irão concorrer a 66 vagas de preenchimento imediato do Concurso Público da Assembleia Legislativa do Maranhão.
Na parte da manhã, farão as provas os candidatos (as) aos cargos de nível superior e, à tarde, os candidatos(as) aos cargos de nível médio. Pela manhã, os portões serão abertos às 6h30 e fechados às 7h30. Na parte da tarde, os portões serão abertos às 13h30 e fechados às 14h30.
Os gabaritos das provas objetivas devem ser divulgados dia 22 de agosto de 2023. O prazo de validade do concurso é de dois anos, contados a partir da data de homologação do resultado final, podendo ser prorrogado pelo mesmo período, a critério da ALEMA.