
Após mobilização e pressão, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão, Pará e Tocantins (STEFEM) conseguiu receber da Vale uma proposta que assegura a não retirada de direitos, além de alguns avanços.
O presidente do STEFEM, Washington Trindade, assinalou que, nas negociações com a Vale, diante da “agressividade do capital, manter e/ou ampliar as nossas conquistas foi o grande desafio”.
Washington Trindade também enfatizou que foi necessário “nos indignarmos, mostrando determinação de mobilização intensa para que a empresa desistisse da sua intenção de prejudicar os trabalhadores e apresentasse uma proposta, longe de ser a ideal, mas que assegura a continuidade de nossas conquistas”.
A proposta da Vale foi apresentada durante videoconferência realizada na tarde de terça-feira (08/04). Na avaliação da diretoria do STEFEM, a nova proposta de Acordo Coletivo de Trabalho Específico (ACT) da Vale foi um avanço à medida que foram suprimidas medidas que prejudicariam fortemente os benefícios socioeconômicos, com reajustes bem abaixo da inflação acumulada pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor).
Em comunicado aos trabalhadores e trabalhadoras, o Sindicato também manifestou que a Vale “deveria estar mais aberta para discutir com mais transparência os inúmeros pontos da ‘Pauta de Reivindicações’ dos trabalhadores como jornadas, condições de trabalho e permitir um acordo mais justo e possível de ser atendido.
O Sindicato informou, ainda, que direção e o setor jurídico da entidade, no momento, analisam a proposta para uma eventual convocação de assembleia para deliberação dos trabalhadores.
Entre as propostas estão: 100% do INPC proporcional relativo ao período de novembro de 2024 a março de 2025 de reajuste no valor referência para pagamento do Adicional de Insalubridade e Auxílio Funeral, 100% do INPC acumulado em 12 meses para o reajuste de Tíquete-lanche e Diárias Operacionais, elevação de nove para 12 meses as parcelas nos descontos de empréstimos de férias, dentre outros.