Skip to main content

Sindicato dos Urbanitários entrega proposta para soluções dos problemas da CAEMA

Foto: Divulgação

Diretores do Sindicato dos Urbanitários do Maranhão (Stiu/MA) entregaram em mãos, ao governador Carlos Brandão, a “Proposta Preliminar de Intervenção Junto à Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA”.

O documento traz análises e reflexões sobre os desafios do saneamento básico no Maranhão, o papel da CAEMA e proposições concretas na luta em defesa da empresa pública e do saneamento público.

Esse é mais um ato de tentativa de diálogo com o Governo do Estado provocada pelo Sindicato dos Urbanitários, que tem sido incansável na busca de soluções para a CAEMA e para melhoria dos serviços públicos de saneamento básico no Maranhão.

A entrega do documento foi feita na segunda-feira (06/05), no evento “Processo de Aperfeiçoamento do Saneamento Básico” realizado na sede da CAEMA. O mesmo documento também foi protocolado pelas vias formais.

No momento em que esse documento foi o entregue para Carlos Brandão, o Stiu/MA solicitou uma audiência com o governador para buscar um diálogo sobre a situação da CAEMA e do saneamento no Estado.

“Ao longo da história, sempre buscamos refletir sobre o setor de saneamento e o papel da CAEMA, analisando os desafios e propondo soluções”, assinalou a diretoria em informativo distribuído aos trabalhadores da Companhia.

Participação dos trabalhadores

A entidade também ressaltou que sempre “criticamos, mas de forma propositiva. Nesse contexto, já dialogamos, ou pelo menos tentamos dialogar, com diferentes governadores e secretários de Estado”.

O Sindicato também diz que “infelizmente, ainda não tivemos oportunidade de dialogar com o atual Governo, embora já tenhamos feito várias tentativas”.

O Sindicato acredita que não há estudo, debate e solução possível para os desafios colocados para a CAEMA que não passe pela participação dos trabalhadores da empresa e seus representantes legítimos.

“Não há ninguém com maior conhecimento, experiência e vontade para resolver os problemas da Companhia do que os trabalhadores e trabalhadoras que conhecem cada sistema, cada setor, cada problema da empresa”, refletiu a direção do Stiu/MA.

Ainda segundo o Sindicato, “infelizmente, entra Governo, sai Governo e sempre que se propõem a intervir no saneamento, não dialogam com os principais atores, preferem gastar tempo, energia e muito recurso com outras estratégias e contratação de estudos externos”.

O Stiu/MA reforçou que “tem compromisso real com a CAEMA e o saneamento”. E diz que o Sindicato “não cansa, não dorme no ponto e continua insistindo. Temos muito o que dizer, temos proposições concretas e podemos ajudar efetivamente na solução dos problemas e vamos persistir”.

Leia também: APRUMA realiza assembleia para discutir propostas do Comando Nacional de Greve

Proposições

A “Proposta Preliminar de Intervenção junto à Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão – CAEMA’’, foi elaborado pelo Stiu/MA.

Ela é fruto do acúmulo de discussões e documentos produzidos pelo Sindicato ao longo dos últimos anos, com consultoria dos próprios técnicos da CAEMA.

Em sua primeira parte, traz uma introdução com uma pequena história da CAEMA e o cenário do saneamento do Maranhão, com indicadores, alcance do atendimento e papel que a Companhia desempenha, além de destacar a importância da empresa para a solução da universalização dos serviços de saneamento no Maranhão.

Em suas proposições, destaca os desafios emergenciais e o ponto de partida da CAEMA para avançar em sua missão. As proposições dizem respeito a gestão, a governança, relação com os trabalhadores e a operação e os desafios técnico-operacionais.

A instituição de um plano de redução da inadimplência e a negociação permanente com os usuários visando a adequação dos serviços às normas existentes e a reativação das unidades de negócios da cidade de São Luís são sugestões para garantir a descentralização e agilidade no atendimento aos usuários.

Ainda é proposto, a aceleração do andamento das obras de abastecimento de água existentes nas cidades de Pinheiro e Chapadinha e as obras de esgotamento sanitário da cidade de São Luís e a implementação de um plano de ações e diálogos com os usuários para identificar as principais demandas pelos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário em todos os municípios, operados pela CAEMA e em parceria com as prefeituras.

Também é proposto garantir apoio técnico para o poder concedente, ou seja, os municípios, e para as microrregiões de saneamento básico no que tange a política de saneamento básico municipal e estadual, bem como colocar em andamento o processo de hidrometração visando a redução das perdas aparentes (comerciais) em toda área urbana dos municípios operados pela CAEMA.

Por fim, o Stiu/MA enfatiza que “continua buscando o diálogo, construindo proposições e organizando nossa mobilização e luta sempre. E, vamos aguardar a resposta do Governo do Estado em movimento”.

Com informações do Stiu/MA

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados