
Em março, dia 25, o Sindicato dos Urbanitários do Maranhão (STIUMA) celebrou um marco nos seus 40 anos de história – o recebimento da Carta Sindical, e, consequentemente, o reconhecimento oficial para atuação legal na representatividade dos trabalhadores e trabalhadoras dos setores de saneamento e energia do Estado.
Ao longo desses anos lideranças políticas e sindicais do país acompanharam a luta do STIUMA, e, durante a semana de comemoração da conquista da Carta Sindical, mobilizaram as redes sociais do Sindicato dando depoimentos de apoio a sua história e luta.
Entre os nomes que registraram seu depoimento nas redes sociais do STIUMA estão: José Bianor (Diretor, STIU-PA), Jedilson Oliveira (Presidente, STIU Amapá), Jarbas Vasconcelos (Secretário de Estado dos Direitos Humanos e Igualdade Racial–PA), Emanuel Mendes Torres (Diretor CNU/SINTERGIA/AEEL-RJ), Ivan Júnior (deputado federal MA), Manoel Lages (presidente CUT-MA), Bira do Pindaré (secretário de Estado da Agricultura Familiar), Wesley Loureiro (conselheiro federal da OAB), Weverton Rocha (senador MA), Nivaldo Araújo (Superintendente Regional do Trabalho de São Luís), Paulo Paim (senador RS), Márcio Jerry (deputado federal MA), Aluísio Mendes (deputado federal – MA), Zé Carlos (superintendente do INCRA-MA), Carlos Lula (deputado estadual MA), Ivan Júnior (deputado federal MA) e Tiririca (deputado federal SP).
A história nestes 40 anos
Tudo começou em 1984, quando um grupo resolveu criar uma entidade que representasse a categoria urbanitária e organizasse o Sindicato. Nasce no dia 1 de agosto, do mesmo ano, a Associação Profissional dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado do Maranhão (APTIU-MA).
No ano seguinte, em 25 de janeiro, por decisão política dos trabalhadores e trabalhadoras urbanitários, reunidos em Assembleia Geral, é criado o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Urbanas do Estado do Maranhão (STIUMA), que é reconhecido oficialmente em 1986.
Hoje, a entidade reúne trabalhadores de todo o Estado da Maranhão – funcionários e funcionárias da Águas de Timon Saneamento LTDA, da Caema, da Equatorial, da Eletronorte, da EATE/TBE, ENEVA, da Gera Maranhão, da BRK Ambiental e dos SAAE´s dos municípios de Arari, Bacabal, Balsas, Campestre, Carolina, Codó, Estreito, Porto Franco e Timon.