Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
17/02/2021
Foto: Reprodução
O Sindicato dos Bancários do Maranhão irá realizar, nesta quinta-feira, 18, às 19h, plenária virtual para organizar tratativas contra o desmonte do Banco do Brasil, promovido pelo governo Bolsonaro.
Dielson Rodrigues, secretário-geral do Sindicato dos Bancários e Funcionário do Banco do Brasil, participou do Radiojornal Tambor, nesta quarta-feira, 17, e falou sobre este evento e a precarização da empresa estatal.
De acordo com ele, o plano de reestruturação do banco indicava a desativação de 361 unidades e a demissão de cinco mil funcionários no início de fevereiro de 2021 . E, até agora, já foram desligadas 5.533 pessoas. Número maior que o previsto. O sindicalista também destaca que destes trabalhadores mais de 1.600 saíram antes de seu tempo de aposentadoria.
Estas demissões irão precarizar o atendimento nas cidades que têm o Banco do Brasil como único sistema bancário e, em São Luís, gerará aumento de filas, tempo de espera, além de aglomerações.
Para o sindicalista, o governo de Bolsonaro está cumprindo a premissa de sua campanha eleitoral quando afirmou que as pessoas teriam que escolher entre direitos ou trabalho. “É um governo que sua política de Estado é minar todos os direitos dos trabalhadores”, ressaltou.
Na plenária virtual, o convite está aberto aos movimentos sociais, e todo sindicalista que quiser defender os direitos dos trabalhadores. Será um modo de construir diretrizes para barrar o ataque ao banco. “Queremos encontrar diretrizes para combater e defender esse ataque que não é só ao Banco do Brasil, mas a toda a população”, disse.
Para participar do evento acesse este link: Launch Meeting – Zoom
Ouça a entrevista completa em nosso TamborCast.