Skip to main content

Sindicato dos Bancários vai monitorar atualização da norma que trata da saúde no trabalho

O Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB/MA) tem pautado um importante debate para todos os trabalhadores, em especial para os bancários: ‘a saúde no ambiente de trabalho’.

Os dados são preocupantes e alarmantes. Segundo o Ministério da Previdência Social há um aumento significativo de afastamentos por transtornos mentais no Brasil.

Em 2024, mais de 440 mil trabalhadores foram afastados de suas atribuições no país, principalmente, devido a transtornos de ansiedade, episódios depressivos e estresse grave. No Maranhão, quase 4 mil pessoas deixaram suas funções por esses motivos.

Setor bancário é um dos mais afetados pelas doenças psicossociais, representando 24% dos afastamentos no ambiente de trabalho.

Frente ao cenário, em maio de 2025, o novo texto da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1), que define as disposições gerais sobre segurança e saúde no trabalho, começa a valer. A NR-1 traz como principal novidade no seu realinhamento a inclusão de diretrizes sobre riscos psicossociais no ambiente corporativo.

Lívia Morais, coordenadora do Sindicato do SEEB/MA, avalia que essa é uma das mais importantes atualizações da Norma, que não só acrescenta a identificação desses riscos psicossociais nas empresas, com inclui uma atenção especial a alguns setores, como o bancário.

“Essa nova regra vale para todos os bancos públicos e privados e todas as empresas com empregados contratados pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), independentemente do ramo de trabalho ou regime tributário”, disse Lívia Morais.

As empresas terão um ano para atualização e inclusão da gestão de riscos psicossociais nos seus Programas de Gerenciamento de Riscos (PGR), inserindo indicadores de avaliação, como estresse, assédio e sobrecarga de trabalho. 

Saúde dos bancários

Para combater essa triste realidade, o SEEB/MA tem fiscalizado os bancos e acompanha a atualização da NR-1 feita pelo Ministério do Trabalho.

O coordenador geral do SEEB/MA, Rodolfo Cutrim, destaca que o setor bancário é um dos mais afetados pelas doenças psicossociais, representando 24% dos afastamentos por doenças mentais, apesar de corresponder a apenas 1% dos trabalhadores formais.

O Sindicato tem promovido também palestras, estudos e seminários sobre o tema, além de realizar visitas semanais às agências para conversar com os bancários e acompanhar suas condições de trabalho.

O SEEB/MA mantém campanhas e ações regulares de informação sobra saúde no ambiente de trabalho

O tema também foi abordado no XI Congresso dos Bancários do Maranhão, realizado no dia 5 de abril deste ano, com o objetivo de aprofundar o debate, aprovar estratégias de luta contra o abuso dos bancos, resguardar o bem-estar dos trabalhadores e reduzir o alto índice de adoecimentos e afastamentos de bancários no Maranhão.

A coordenadora do Sindicato Lívia Morais alerta que é “preciso enfrentar a resistência do empresariado, que agora terá responsabilidade direta sobre os transtornos emocionais causados pelas condições de trabalho”.

Lívia relaciona que o estresse, o assédio moral e sexual, metas abusivas, sobrecarga de trabalho e todos os fatores que afetam a saúde mental agora precisam ser documentadas, avaliadas, controladas e entram no radar de fiscalização.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados