Skip to main content

Secretária da Mulher do governo Brandão é aliada de prefeito condenado por estupro

Imagem divulgada pelos Fóruns de Mulheres do Maranhão. Abigail Cunha aliada de um prefeito condenado por estupro

O problema envolve estupro. O prefeito do município maranhense de Formosa da Serra Negra, Cirineu Costa, foi condenado a dez anos de prisão por esse crime. Recentemente, Abigail Cunha participou de um evento eleitoral ao lado dele.

Abigail Cunha é a Secretária de Estado da Mulher no governo de Carlos Brandão.

Ela também foi eleita deputada estadual em 2022 pelo PL, o partido de Jair Bolsonaro. Cirineu Costa também é filiado ao PL, e ambos dividem o mesmo palanque na cidade de Formosa da Serra Negra. São correligionários e aliados.

Abigail Cunha e o prefeito condenado por estupro são do mesmo partido de Jair Bolsonaro

A relação de Abigail com um cidadão condenado por estupro gerou forte reação.

“É inaceitável e insustentável que a secretária Abigail Cunha continue à frente da Secretaria de Estado da Mulher”, afirmou uma nota pública emitida pelo Fórum Maranhense de Mulheres e pelo Fórum de Mulheres de Imperatriz e Região Tocantina do Maranhão.

As duas organizações estão pressionando o governador Carlos Brandão, exigindo a exoneração de Abigail Cunha.

“Estamos diante de um fato extremamente grave, perturbador e inaceitável. A Secretaria de Estado da Mulher, criada para defender e promover os direitos de meninas e mulheres, está, paradoxalmente, apoiando uma candidatura liderada por um político condenado por um crime que viola esses direitos.”

Para falar sobre a posição dos fóruns de mulheres, o Jornal Tambor, na sexta-feira (04/10), entrevistou Francisca Cardoso e Conceição Amorim.

Francisca é pedagoga sanitarista e coordenadora do Fórum Maranhense de Mulheres. Conceição é assistente social e coordenadora do Fórum de Mulheres de Imperatriz e Região Tocantina.

(Veja, ao final deste texto, a íntegra da entrevista de Francisca e Conceição no Jornal Tambor.)

De acordo com as representantes dos fóruns, Abigail, ao longo de sua trajetória à frente da pasta, nunca priorizou políticas públicas para as mulheres, e sua recente postura viola os direitos que a secretaria deveria defender.

Conceição afirmou que Carlos Brandão, atual governador do Maranhão, precisa urgentemente exonerar Abigail do cargo de Secretária Estadual da Mulher.

Carlos Brandão vai bancar a cultura do estupro?

Ela destacou que a ação da secretária é “vergonhosa, desrespeitosa e inaceitável”. Para a coordenadora do Fórum de Mulheres de Imperatriz e Região Tocantina, “Abigail não se importa com o avanço de políticas voltadas para as mulheres e está mais interessada em parcerias políticas”.

Francisca enfatizou que as consequências de ter uma pessoa como Abigail Cunha na secretaria são devastadoras para os direitos das mulheres no estado.

“O número de casos de violência contra a mulher no Maranhão só tem aumentado. Infelizmente, Abigail não demonstra empatia pelas mulheres. Isso significa que as vidas das mulheres e meninas não têm valor? O que importa é o cargo?”, acrescentou a coordenadora do Fórum Maranhense de Mulheres.

O outro lado

A Agência Tambor entrou em contato com a Secretaria de Comunicação do Estado para saber a opinião do governo de Carlos Brandão e de Abigail Cunha sobre as denúncias feitas pelos dois fóruns de mulheres. Assim que obtivermos uma resposta, esta matéria será atualizada.

(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Francisca e Conceição.)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados