Skip to main content

Saúde! Sociedade se reorganiza após desmonte promovido por Bolsonaro

Imagem: divulgação/CNS

As etapas municipais da 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS), já estão acontecendo desde novembro em todo o país. Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a etapa nacional da 17ª CNS será realizada de 2 a 5 de julho de 2023, em Brasília.

A Conferência Municipal de Saúde de São Luís segue com suas atividades dentro dos territórios até o dia 31 de março. Entre os dias 18 a 20 de abril, deste ano, será realizada a Conferência Estadual de Saúde do Maranhão.

O objetivo é elencar propostas para a etapa nacional, discutir e fortalecer a luta na garantia de direitos, acesso à saúde da população, defender o SUS, a democracia e a vida.

A partir dessa questão, o Jornal Tambor de terça-feira (28/02) entrevistou Raimunda Rudakoff e Higor Alhadef.

Raimunda é gestora em Saúde Ocupacional, Técnica de Enfermagem e atual presidenta do Conselho Estadual de Saúde do Maranhão.

Higor é advogado, especialista em Direito Público e atual presidente do Conselho Municipal de São Luís-MA.

(Veja, ao final desse texto, a edição do Jornal Tambor com a entrevista de Raimunda Rudakoff e Higor Alhadef)

Para a presidenta do Conselho Estadual de Saúde do Maranhão nos últimos quatro anos do Governo Bolsonaro (PL), a saúde foi um dos setores mais prejudicados e agora é o momento de proteger e assegurar serviços de saúde junto com o Conselho Municipal, Estadual e Federal, priorizando a participação social.

“Infelizmente esses desmontes ainda vão refletir na saúde por um longo tempo. Nós estamos enfrentando esses desafios impostos principalmente na pandemia da Covid-19. Estamos hoje melhorando”, afirmou Raimunda Rudakoff.

Alhadef disse que a realização das conferências é “um resgate do papel do controle social da saúde”. Ele pontuou que hoje no Maranhão a rede de serviços de saúde ainda precisa de “uma melhoria” para avançar na elaboração de políticas públicas de promoção à saúde para à comunidade.

Em São Luís, as chamadas nas comunidades estão sendo feitas através do Conselho Municipal de Saúde, que envia convites para cada entidade nos territórios, com o apoio de profissionais da saúde, universidades e mídias digitais.

(ACESSE O CALENDÁRIO DAS CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS)

(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Raimunda Rudakoff e Higor Alhadef)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados