A partir de São Luís foi criado, há quatro anos, o curso “Mulheres aprendendo inglês”, inspirado em iniciativas de educação popular, com recorte de classe, gênero e raça.
O Jornal Tambor dessa quinta-feira (19/05) entrevistou a beletrista Dayane Brito, idealizadora do curso.
(Veja ao final desse texto o Jornal Tambor, com a entrevista de Dayane).
Para participar do curso, voltado exclusivamente para mulheres, é cobrada uma taxa num valor social de R$ 85,00, mas também são dadas bolsas parciais e integrais, com material gratuito incluso.
O curso iniciou de forma presencial. Após a pandemia tornou-se on-line. A expectativa é que retorne em formato hibrido ainda esse ano.
Na entrevista no Jornal Tambor, Dayane falou que ensina o inglês falado na Inglaterra e nos Estados Unidos, mas também coloca as estudantes em contato com o inglês de outros países, caso da Índia. O projeto possui atualmente cinco turmas, com alunas também de outros estados do país, São Paulo, Rio Grande do Sul e Brasília.
Para Dayane, além de dar oportunidades para mulheres de baixa renda em aprender uma nova língua, o projeto nasceu para visibilizar o trabalho de mulheres negras que estão empreendendo no Maranhão.
“Minha preocupação é que as alunas se sintam conectadas, que as aulas se relacionem com o que elas são e o que elas fazem, se reconhecendo com sua vivência acolhida no ensino”, completa Dayane. Um dos desafios enfrentados foi o de criar estratégias para que mais mulheres tenham acessos ao curso.
O trabalho é voltado para mulheres que queiram iniciar o aprendizado no idioma ou as que já tem algum conhecimento da língua, trazendo metodologias ativas e uma abordagem do inglês dentro de práticas mais inclusivas e contextualizadas, criando um espaço de construção, afetos e trocas de saberes.
Para se inscrever no curso “Mulheres aprendendo inglês” basta acessar o perfil do Instagram @mulheresaprendendoingles , onde está disponível uma ficha de manifestação de interesse no curso.
Assista o Jornal Tambor, com a entrevista de Dayane Brito 👇🏿👇👇🏾