
A Feira do João Paulo, localizada na Avenida São Marçal, em São Luís do Maranhão, é um espaço de construção de relacionamentos e fortalecimento da economia regional, mas enfrenta sérios problemas de infraestrutura.
A informação chegou à Agência Tambor por meio de pessoas e famílias que viveram e ainda vivem o cotidiano desse antigo espaço comercial. Segundo relatos, “a feira está em condições insalubres”. Consumidores denunciam “a falta de saneamento básico, de higiene e de medidas eficazes para manter o espaço limpo e organizado”.

Dona Maria de Fátima, de 69 anos, frequentadora assídua da Feira do João Paulo, relata as dificuldades enfrentadas no local. Segundo ela, os buracos e o constante vazamento de esgoto na região já a fizeram cair diversas vezes, especialmente durante o período chuvoso.
Os frequentadores lembram que, em 2022, o prefeito de São Luís, Eduardo Braide, entregou a primeira etapa de uma reforma do mercado. Contudo, quase três anos depois, eles dizem que “os problemas persistem, e não há informações sobre a continuidade das obras iniciadas”.

As denúncias de Dona Fátima e de outros consumidores evidenciam a urgência de investimentos na infraestrutura da feira, com a reivindicação por condições dignas para quem compra e vende no local. Sendo um espaço essencial para a economia e o abastecimento de toda uma região de São Luís, a Feira do João Paulo enfrenta desafios que comprometem sua funcionalidade e segurança.
Enquanto a continuidade das reformas permanece indefinida, frequentadores, como Dona Maria de Fátima, seguem lidando com dificuldades diárias, aguardando soluções concretas por parte do poder público municipal.

O que diz a prefeitura?
A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) informa “que está em fase de contratação de uma empresa para a execução da manutenção predial dos mercados municipais”.
A mesma secretaria comunica que “um levantamento das demandas estruturais do Mercado do João Paulo já está em andamento, para que os problemas sejam corrigidos assim que a nova empresa for contratada”.