Agência Tambor
17/12/2019
Na última sexta-feira 13, o decreto do Ato Institucional nº 5 (AI-5) completou 51 anos; e, embora tenha perdido a validade ao fim da ditadura, alguns grupos da sociedade ainda defendem sua volta. Pensando nisso, ’51 anos do AI-5′ será tema de uma roda de conversa promovida pela Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD), que acontecerá na próxima sexta (20), às 15h, no Solar Cultural da Terra – Maria Firmina dos Reis, Centro de São Luís.
Para falar sobre o tema e o evento, a Agência Tambor conversará nesta manhã com o membro da ABJD e doutor em Filosofia Política pela Universidade Estadual de Campinas, Agostinho Marques. A entrevista se iniciará às 11h30 e pode ser ouvida pelo site.
AI-5
O Ato Institucional nº 5 (AI-5) é considerado o mais duro de todos. Instituída no dia 13 de dezembro de 1968 pelo então ditador militar Costa e Silva, a medida permitiu a dissolução do Congresso Nacional, a censura prévia a peças artísticas, a perseguição de cidadãos considerados subversivos – entre outros.