
Foi realizada no dia 1º de maio a 32ª Romaria do Trabalhador da área Itaqui-Bacanga, na cidade de São Luís do Maranhão.
Trata-se de uma iniciativa da Paróquia de Nossa Senhora da Penha, com o apoio direto de pastorais sociais, centrais sindicais (CUT, CTB e CSP Conlutas), movimentos e organizações populares.
A romaria deste ano apresentou o tema “Cuidar da casa comum, esperançar com fé e ação” e o lema “Deus viu que tudo era bom”.
A organização da romaria foi precedida de palestras e atividades de formação sobre meio ambiente, educação, direito à creche e mobilidade urbana, com a participação de especialistas nessas temáticas e debate entre os participantes.
O fim da escala 6×1, a redução da jornada de trabalho e a defesa dos recursos naturais estão na pauta de reivindicações da romaria.
A concentração para o início da caminhada aconteceu a partir das 15h30, próxima ao Cemitério do São Raimundo, na área Itaqui-Bacanga.Mesmo com chuva, os romeiros saíram em caminhada por volta das 16h30.
O percurso seguiu pelas ruas do bairro do Anjo da Guarda, em direção à BR-135 (Avenida dos Portugueses), finalizando na Praça 1º de Maio, na Vila Embratel.
Com informações da reportagem da Agência Tambor e do blog do Ed Wilson
No trajeto, foi realizado um protesto em frente à empresa Vale, por conta da enorme poluição em São Luís, oriunda da queima de carvão mineral.