Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
30/07/2020
O antropólogo Igor de Sousa e o psicólogo Jaime Silva, em entrevista ao Radiojornal Tambor, nesta quarta-feira (29), conversaram sobre seu projeto de roda de conversa “Vidas Perdidas, Vidas Incertas”, para pessoas que perderam familiares para a Covid-19.
De acordo com eles, a iniciativa começou, em meio a uma conversa entre os dois sobre a morte dos pais de ambos por coronavírus. A partir dali, eles notaram que o luto sobre estes falecimentos, eram diferentes das demais possíveis outras causas mortes.
“O luto causado pela Covid-19 é um luto que tem uma conjuntura social e política muito complexa e isso causa danos para a pessoa que passa por isso. Nosso sentimento serviu de caminho para pensarmos esse projeto”, explicou Jaime Silva.
Além da pandemia, que não tem um data certa para acabar, em que há uma corrida para o desenvolvimento de vacinas e remédios contra o vírus, os convidados destacaram que a política também está envolvida nesse processo de luto. No caso do Brasil, a omissão do governo de Bolsonaro.
“Para falar de coronavírus temos de destacar o descaso grande do governo federal no que diz respeito a políticas públicas de combate à pandemia. E temos de dar o nome aos bois, o governo de Bolsonaro”, evidenciou o psicólogo.
A proposta da roda de conversa, segundo eles, é sobre a produção de sentido a partir dessas perdas. “Não é um caminho fácil, não é um caminho confortável, mas é um espaço de diálogo que propomos”, afirmou.
Ouça a entrevista completa em nosso TamborCast.