O dia 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em celebração aos 50 anos dessa data, será realizado, no domingo (05/06), em São Luís, a primeira edição do Festival Re(x)istência Fest. Será a partir das 7h, na praia do Olho d´ Água. A entrada é gratuita, aberta ao público.
O assunto foi tema do Jornal Tambor dessa sexta-feira (03/06), que ouviu Karol Ramos. Ela é advogada popular e coordenadora do Resistência Cultural Upaon Açu (Reocupa).
(Veja, ao final desse texto, a integra do Jornal Tambor, com a entrevista de Karol Ramos)
O evento contará com uma programação que inclui oficinas de educação ambiental, práticas esportivas e shows musicais.
A ideia é promover uma reflexão sobre a nossa relação com o meio ambiente e como podemos tornar nossa vida mais sustentável.
Karol explicou que o festival busca trazer, através da cultura e da arte, pautas sobre a importância da preservação ambiental, realizando atividades que dialoguem com os mais variados públicos de São Luís.
“O foco principal é um marco temporal, são 50 anos de estabelecimento da data, trazendo para a ilha de São Luís um evento com programação para todos os públicos”, enfatizou.
A proposta do festival está alinhada ao tema “Uma só Terra”, do Dia Internacional do Meio Ambiente de 2022, que reforça a necessidade de se buscar uma vida sustentável, respeitando a natureza da qual somos parte.
Ela chama atenção sobre a péssima gestão dos recursos naturais e a falta de políticas que pautem a preservação do meio ambiente em São Luís.
“Estamos promovendo um evento ao ar livre, gratuito, na praia, um ambiente democrático, de lazer, que está sendo atacado pela omissão das políticas e a não gestão desses bens comuns”, acentuou.
Irá ser lançado durante o festival o podcast “Marocast”, novo projeto do Reocupa e do Rumbora Marocar, que tem por finalidade debater os principais temas sociais, políticos e ambientais.
Ao todo serão produzidos 10 episódios, na primeira temporada, trazendo participações de especialistas, pesquisadores, além de pessoas relacionadas à temática.
O Re(x)istência Fest é uma parceria entre o coletivo Reocupa e a Associação de Surf e Bodyboard da Praia do Olho d´ Água (ASBOA), ambos visam esclarecer toda a comunidade sobre a necessidade da preservação dos espaços naturais através da educação e da cultura.
Toda a programação do festival pode ser encontrada na rede social @re_o_cupa.
(Veja abaixo a edição completa do Jornal Tambor, a entrevista com Karol Ramos) 👇🏽👇👇🏾