Já repercute o ato ocorrido na manhã desta sexta-feira (06/12), quando trabalhadoras e trabalhadores do Grupo Mateus realizaram, em São Luís, uma paralisação de advertência para reivindicar melhores condições de trabalho.
A pauta é ampla, e as denúncias também são variadas. Elas envolvem acusações de exploração, como jornadas exaustivas de trabalho, ordens para exercer múltiplas funções, condições degradantes relacionadas a um ticket de alimentação de apenas R$ 102,00 por mês e uma série de situações que geram problemas de saúde.
O Grupo Mateus está sendo denunciado, inclusive, por repressão ao direito sindical, o caminho que trabalhadoras e trabalhadores tem para buscar as melhorias profissionais.
Os trabalhadores se concentraram, nesta sexta-feira, na unidade do Mateus da Cohama, na cidade de São Luís.
A manifestação durou aproximadamente 1h30 e contou com a participação do Sindicato dos Comerciários e de várias organizações sociais do Maranhão.
O Grupo Mateus, de propriedade do empresário Ilson Mateus, é hoje um empreendimento bilionário. Ele opera uma extensa rede de supermercados no Brasil, com origem no pobre Maranhão.
A Agência Tambor vem acompanhando, há alguns dias, a insatisfação das trabalhadoras e dos trabalhadores do Supermercado Mateus de São Luís, apurando a profundidade do problema.
O outro lado
A Agência Tambor entrou em contato com o Grupo Mateus, através do e-mail
[email protected].
Enviamos perguntas relacionadas às diferentes denúncias e questões, incluindo a manifestação desta sexta-feira (06/12).
O e-mail foi enviado na tarde de quinta-feira (05/12). Assim que o Grupo Mateus responder, atualizaremos esta matéria.
Excelente! Parabéns por pontuar a paralisação!