Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
19/10/2020
Foto: Reprodução
A plataforma de checagem intitulada “Sem Migué” chegou como um meio de verificação de informações em relação aos candidatos às eleições 2020, em São Luís, especialmente os que concorrem à Prefeitura.
O jornalista, Jorge Martins, idealizador do projeto, participou do Radiojornal Tambor, e explicou como é o funcionamento desta rede que apresenta uma proposta diferente de fact-checking.
De acordo com ele, a plataforma faz parte de sua pesquisa de mestrado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) que sugere um modelo descentralizado de checagem, ou seja, com diversas pessoas tendo a possibilidade de verificar se as informações são verdadeiras e corretas.
“A proposta é disseminar a prática da checagem como algo que todos podem fazer e não apenas jornalistas”, destacou.
Para ele é urgente que se trabalhe uma educação sobre as mídias proporcionando ferramentas para que as pessoas possam se proteger das campanhas de desinformação.
Com 16 fóruns, até o momento, o projeto reúne voluntários para que o processo de checagem seja aberto e contínuo. “É preciso inserir multiplicidade de vozes para enriquecer o debate”, evidenciou o jornalista.
Quem quiser enviar material para checagem pode mandar mensagens para Whatsapp (98) 98516-7204.
Ouça a entrevista completa em nosso TamborCast.
https://open.spotify.com/episode/3UQ5cPnZFbNojlrzRprzlw?si=MgWguFG6TuyMjWUDkOgDIA