O Programa Estadual de Compras Governamentais da Agricultura Familiar (PROCAF) do governo do Maranhão, tem como objetivo a garantia de aquisição de produtos agropecuários e extrativistas.
O PROCAF é executado pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), que tem como secretário, o advogado e ex-deputado federal Bira do Pindaré. É um Programa que busca incentivar o consumo de alimentos saudáveis, sustentáveis e que valorizem a cultura alimentar local e regional.
Pelo trabalho, o Maranhão está entre os finalistas, com dois projetos, da categoria Destaque Boas Práticas do Prêmio Excelência em Competitividade 2023, promovido pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
Leia também: 14º Encontrão! Teia dos Povos e Comunidades Tradicionais do Maranhão vai discutir relações de gênero
O resultado da premiação será anunciado no evento de lançamento do Ranking de Competitividade dos Estados 2023, que acontecerá no dia 23 de agosto. Para o secretário adjunto de Organização Produtiva da SAF, Ricarte Almeida, o PROCAF é uma percepção do governo estadual do seu grande potencial de compra.
E que ele pode fortalecer as organizações sociais e os segmentos mais fragilizados, aumentando as perspectivas de mercado para a agricultura familiar. “Estimula o agricultor a se sentir fortalecido e reconhecido. E aumenta a produção de alimentos saudáveis”, afirmou Ricarte.
Sobre o Programa estar entre os finalistas de “Destaque Boas Práticas do Prêmio Excelência em Competitividade”, o secretário adjunto destacou ser “um demonstrativo que o PROCAF pode repercutir em experiências de outros estados, ampliando essa política pública para uma lógica nacional”.
Com informações SAF