Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
06/05/2020
A enfermeira e conselheira regional do Conselho Regional de Enfermagem do Maranhão (COREN-MA), Adriana Carvalho de Sousa, em entrevista no Radiojornal Tambor, desta quarta-feira (6), conversou sobre os problemas enfrentados pelos profissionais de enfermagem no combate a Covid-19.
Ela destacou que o Coren têm recebidos denúncias sobre a falta de equipamento de proteção individual (EPIs) nos hospitais.
Segundo Adriana Carvalho, o conselho tem atuado, junto ao Ministério do Trabalho e outros órgãos de fiscalização, nas questões da precariedade da oferta dos instrumentos de segurança.
Pensando nisso, foi criado uma planilha de controle de EPIs para ser preenchido pelos enfermeiros. O Ministério Público do Trabalho realizará o monitoramento dessas planilhas para avaliar quais ferramentas têm faltado aos profissionais de saúde.
“Uma forma que achamos de fortalecer as denúncias dos profissionais é com essa planilha”, argumentou ela.
As denúncias podem ser feitas no site www.corenma.gov.br, que foi criado para atuação durante a pandemia. A conselheira explicou que após entrar no site, clicar no banner “denuncie falta de EPI nas unidades de saúde”. É necessário anexar algo para comprovação da denuncia, como fotos ou vídeos.
Outro problema relatado por Adriana Carvalho é a falta de testes aos profissionais. Eles podem garantir que as pessoas sejam diagnosticadas e tratadas. “O teste alivia os profissional, pois impede que ele vá replicar a doença para outros pacientes, colegas, principalmente, para a família”, destacou.
Todos esses cuidados, de acordo com a enfermeira, são necessários para que os profissionais da saúde, que trabalham na linha de frente do combate ao vírus, trabalhem com mais segurança. O Maranhão já registra duas mortes de enfermeiros.
“Se nós não tivermos cuidados com os nossos profissionais, eles estarão expostos e daqui pouco não teremos nenhum trabalhando a frente da Covid-19”, ponderou ela.
Ouça a entrevista completa em nosso TamborCast.