Da Agência Tambor
11/06/2021
A possibilidade de mudanças no estatuto da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem gerado grande repercussão na sociedade maranhense, ampliada pelo conflito público entre o sindicato dos professores da UFMA (APRUMA) e atual administração da Universidade, comandada por Natalino Salgado (foto).
Ontem (10/06), a Pró-reitora de Extensão e Cultura da UFMA, Zefinha Bentivi, deu uma entrevista no Jornal Tambor tratando da polêmica.
(VEJA ABAIXO A ENTREVISTA).
Na terça-feira (08/06), a Administração Superior da UFMA divulgou uma nota muito dura, acusando a APRUMA de atuação ‘’sub-reptícia’’, isso é, fraudulenta, desonesta.
Ao ser questionada sobre a violência do texto, Zefinha disse que ‘’o tom de indignação da nota se deve a uma série de ações que a APRUMA vem desenvolvendo contra a pessoa do reitor”. Ela criticou ‘’quem quer colocar a pecha de ditador em Natalino Salgado’’.
Questionada também sobre a urgência para convocação do CONSUN (Conselho Universitário Superior) e a discussão sobre mudanças no estatuto da Universidade em meio a pandemia, a professora declarou que a UFMA está atrasada em relação a demandas de órgãos de controle e citou o Tribunal de Contas da União (TCU).
Zefinha salientou que a primeira reunião do CONSUN havia sido marcada para aprofundar o debate sobre as mudanças. A APRUMA entrou na justiça e conseguiu a suspensão do encontro no dia 26 de abril. Sob o clima dessa judicialização, a reitoria recuou.
A professora afirmou que Natalino teria desistido da convocação porque chefes de departamentos e representantes do CONSUN pediram mais tempo para ler as propostas da Administração.
Zefinha assegurou que as modificações propostas pela reitoria não ameaçam o caráter público e gratuito da UFMA e que o reitor ‘’não está alinhado ao bolsonarismo’’ e que ele ‘’sempre se posiciona de maneira republicana’’.
Zefinha encerrou a sua participação no Jornal Tambor falando da necessidade de diálogo entre a administração superior e a APRUMA.
A Agência Tambor considera essa pauta de grande importância e pode voltar em breve ao tema.
Veja abaixo, em nosso canal no YouTube, a edição completa do Jornal Tambor, com a entrevista da professora Zefinha Bentivi.
Ouça abaixo a entrevista da professora Zefinha Bentivi ao Jornal Tambor, na plataforma Spotify: