Skip to main content

“Polícia velada tem respaldo da classe política”, destaca advogado

Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
11/02/2021

Foto: Divulgação/PM-MA

Os serviços de polícia velada, em meio a ilegalidades e denúncias, crescem por todo país, com o clamor popular e por diversos fatores. A situação preocupa órgãos não governamentais de direitos humanos, já que existe muita arbitrariedade neste tipo de trabalho. 

Em entrevista ao Radiojornal Tambor, nesta quarta-feira,10, o advogado e militante dos direitos humanos, Luís Antônio Pedrosa, falou sobre as denúncias e suspeitas relacionadas à ação de serviço velado da polícia militar do Maranhão.

Ele explica que a polícia velada, é um método da polícia militar, que iniciou em 2010 e foi licenciado pela mídia policial, classe política e outros setores da sociedade. É um tipo de trabalho que se direciona à criminalidade dentro do grupo de pessoas mais pobres. Isto faz com que o tipo de violência contra essas pessoas aumente, com justificativa de segurança pública.

“Por populismo mediático e criminal, se instituiu esse tipo de serviço, como aquele mais eficaz para poder alcançar um determinado segmento de criminalidade”, afirmou. 

O advogado também destaca que os métodos de trabalho da polícia velada foram contaminando os batalhões, e também atuam como promoção política. Há muitas práticas arbitrárias, de tortura e extermínio de pessoas, no serviço velado.

Um ponto que dificulta o combate a esse tipo de polícia, segundo Luiz Antônio Pedrosa, é que são poucos os advogados que têm a coragem de denunciar esta prática. “Quanto mais as pessoas da sociedade que podem falar, se intimidarem, menos seguros todos nós estaremos. Ou nós denunciamos, protestamos ou a coisa piora”, evidenciou. 

Pedrosa também pontua que a denúncia é necessária para que a prática dos serviços de inteligência sejam mais incentivados, pois têm respaldo e são legais. O serviço velado da polícia militar, de acordo com ele, é um dos níveis da pauta positivista. 

“São um grupo clandestino que foi evoluindo a partir de ações políticas de comandantes”, ponderou. 

Ouça a entrevista completa em nosso TamborCast.

https://open.spotify.com/episode/3kWiBaHfXLFXBoF3FMPOhb?si=zDua6O0NTBW1fr-k3GeH0w&utm_source=whatsapp

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados