
A obra “Os Tambores de São Luís” – romance histórico de Josué Montello (1917-2006) que completa 50 anos este ano – ganha adaptação para quadrinhos.
Com uma linguagem acessível, a iniciativa é do historiador, escritor e roteirista Iramir Araújo. O trabalho foi realizado em parceria com Ronilson Freire e Rom Freire, responsáveis pelas ilustrações.
A obra tem o objetivo de aproximar o público mais jovem dos clássicos da literatura maranhense. O quadrinho foi lançado dia 3 de abril, na Casa de Cultura Josué Montello.
Para falar sobre esse assunto, o Jornal Tambor de quinta-feira (03/04) entrevistou Iramir Araújo.
(Veja, ao final deste texto, o Jornal Tambor com a íntegra de Iramir)
Segundo o escritor, foi um desafio transpor o clássico de Josué Montello para os quadrinhos. Ele diz que o processo de criação da adaptação exigiu uma pesquisa aprofundada de como era São Luís naquela época.
“Uma coisa é você ter o texto em prosa, outra é retratar aquele período em imagem, realizar a cidade naquele momento – metade do século XIX início do XX. ‘Como era o cenário onde a história se desenrola?’ ‘Como as pessoas se vestiam?’ Fui atrás de várias fontes que relataram como era São Luís, nesse período”, afirmou Iramir.
O roteirista ressaltou a importância de estudar autores e autoras maranhenses nas escolas, principalmente, da rede pública de ensino.
Ele lembrou que constantemente é convidado para ir em escolas “para falar sobre a necessidade do público e, principalmente, para que os jovens sejam iniciados nessa coisa tão bonita que é a nossa história”.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Iramir)