Skip to main content

Obras na Ferrovia Transnordestina isola comunidade quilombola em Itapecuru

Comunidades quilombolas do município maranhense de Itapecuru ficaram isoladas após a destruição de sua única via de acesso por máquinas que realizavam a manutenção da Ferrovia Transnordestina. A denuncia foi feita à Agencia Tambor por Joércio Pires, presidente da Associação dos Produtores Rurais de Santa Rosa dos Pretos.

Ele informa que o ocorrido foi no Território Quilombola de Santa Rosa dos Pretos, afetando as comunidades de Boa Vista e Barreira dos Cunhais. As famílias exigem a recuperação imediata da estrada.

Ele alerta que idosos, crianças e trabalhadores enfrentam dificuldades para se locomover. Além disso, o escoamento da produção agrícola está comprometido. “A Ferrovia segue operando, enquanto as comunidades lutam pelo básico: acesso digno ao seu próprio território”, denuncia.

O Jornal Tambor de quinta-feira (13/03) entrevistou Joércio Pires que, além de presidente da Associação dos Produtores Rurais de Santa Rosa dos Pretos, é quilombola, educador popular, pedagogo e mestre em Cartografia Social e Política da Amazônia.

(Veja, ao final deste texto, o Jornal Tambor com a íntegra de Joércio Pires)

O educador popular afirma que a empresa Ferrovia Transnordestina Logística (FTL) iniciou há dois meses a obra e, desde então, segue causando vários problemas aos quilombolas.

Ele destacou que “pessoas estão impedidas de ir e vir em seus territórios. Moto e carro não estão passando. Além disso, produtores rurais não têm mais acesso às suas roças. Queremos que esse problema se resolva”.

O quilombola falou que, com as chuvas, a situação fica ainda pior, com a lama impedindo ainda mais as pessoas transitarem no local.

Anteriormente, a denuncia também foi feita pela Associação de Direitos Humanos e Direitos da Natureza, Justiça no Trilhos, que tornou pública a situação das famílias afetadas.

O outro lado

A agência Tambor entrou em contato com a empresa citada pelos quilombolas, a Ferrovia Transnordestina Logística (FTL). Assim que obtivemos uma resposta essa matéria será atualizada.

(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Joércio Pires)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados