Da Agência Tambor
Por Danielle Louise
15/01/2021
Foto: Reprodução
O livro “Vozes do Anjo: do alto-falante à Bacanga FM” é fruto de uma pesquisa de quatro anos, iniciada em 2016 em uma disciplina do curso de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no bairro do Anjo da Guarda.
Foi desenvolvido pelo professor e jornalista Ed Wilson Araújo e os seus alunos da época, hoje graduados em Rádio e TV, Rodrigo Anchieta, Rodrigo Mendonça e Robson Silva, com entrevistas com radialistas, militantes e moradores da área que tiveram experiências com a rádio comunitária.
O jornalista Ed Wilson Araújo, que também integra a Agência Tambor, participou do Radiojornal Tambor, desta sexta-feira, 15, e contou sobre o processo de criação do livro.
Ele explica que a obra conta sobre o contexto que envolve a região Itaqui-Bacanga, especialmente o bairro Anjo da Guarda, e o desenvolvimento da rádio comunitária na localidade.
O entrevistado destaca que no bairro há muita adversidade, mas também muita criatividade, e isto resultou na rádio popular. É com ela que a população reivindica suas demandas sociais.
“A área Itaqui-Bacanga fica perto do poder econômico do Maranhão, o Porto do Itaqui. Há tanta riqueza e há tanta desigualdade. O Anjo da Guarda foi criado nesta contradição”, apontou.
A obra foi publicada pela EdUFMA (Editora da Universidade Federal do Maranhão) e tem o prefácio da pesquisadora do CNPq Ana Carolina Escosteguy; a capa da escritora Isis Rost e o design de Bruno Soares Ferreira.
Ouça a entrevista completa em nosso TamborCast.