Skip to main content

Novidade: Fundo de Apoio ao Jornalismo interessa diretamente ao Maranhão

Imagem: Freestock

Foi lançado este ano, no dia 27 de março, o Fundo de Apoio ao Jornalismo (FAJ). O propósito da instituição é “fortalecer os ecossistemas jornalísticos no país” – um tema que pode contribuir muito na realidade maranhense.

O FAJ é uma iniciativa que pretende encorajar a luta pela democracia no Brasil. Sua intenção é contribuir “para um ambiente mais equitativo, plural e sustentável”. Segundo o site oficial da instituição, o fundo apoia organizações que “promovem a cidadania por meio da informação, contribuindo para o debate público e a participação social”.

Mas porque o assunto interessa tanto o Maranhão? A verdade é que a “terra das palmeiras” de Gonçalves Dias, chegou ao século XXI, como o estado brasileiro com a maior concentração midiática do país. A informação faz parte das conclusões do estudo Donos da Mídia, do Instituto de Estudos e Pesquisas em Comunicação (Epcom).

Além de um indesejável e existente deserto de notícias, o Maranhão tem também uma comunicação dominada por uma estrutura oligárquica de perfil profundamente conservador, sendo essa mesma estrutura de poder a que controla o cartel de mídia local, num processo que envolve manipulação e silenciamento.

Sustentabilidade e produção de conhecimento

Ainda segundo o site do Fundo de Apoio ao Jornalismo, a instituição “pretende democratizar o acesso a recursos para organizações jornalísticas de interesse público”, além de proporcionar programas de treinamento e mentoria direcionados ao “fortalecimento organizacional, inovação e sustentabilidade das iniciativas apoiadas”.

Um terceiro eixo do FAJ está voltado para a produção de conhecimento, “desenvolvendo pesquisas e análises sobre o cenário do jornalismo de interesse público no Brasil”.

O primeiro edital do Fundo foi lançado no próprio dia 27 de março, com inscrições abertas até 27 de maio. O resultado final será publicado em 28 de agosto, após análises e entrevistas.

As organizações interessadas, que precisam comprovar pelo menos dois anos de existência, deverão se inscrever pelo site do FAJ, preenchendo um formulário online inicial.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados