Quem é Marcus Brandão? Até que ponto suas relações e trajetória explicam a política do Maranhão?
“Foi uma decisão técnica e estratégica.” Essa foi a justificativa vinda do Palácio dos Leões sobre a nomeação de Marcus Brandão, irmão do governador Carlos Brandão, para o cargo de Secretário de Estado.
A nomeação de Marcus foi publicada no Diário Oficial do Estado no dia 12 de dezembro.
Marcus Brandão, atual presidente do MDB de José Sarney no Maranhão, ocupava, até dois dias antes de assumir o cargo de Secretário de Estado, a posição de diretor na Assembleia Legislativa do Estado.
No entanto, conforme amplamente divulgado, Marcus foi afastado do cargo no Poder Legislativo por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), que classificou sua posição na Assembleia como nepotismo cruzado.
Questionamentos
Escolha técnica? Não se trata aqui de alimentar o ódio entre o grupo que atualmente ocupa o Palácio dos Leões e os herdeiros políticos do ex-governador Flávio Dino.
Unidos no Maranhão desde 2006 – no auge da crise político-familiar que afastou José Reinaldo Tavares e José Sarney –, esses grupos agora enfrentam desentendimentos, num clima cada vez mais emotivo.
Mas, para além da nova tensão que hoje marca a política do Maranhão, é necessário questionar e refletir sobre o significado dessa nomeação imediata.
A ação do governador reflete uma cultura política enraizada? O governo Brandão é um projeto familiar? O Maranhão segue parado no tempo? Ou a escolha foi realmente técnica?
Veículos de outros estados divulgaram a notícia afirmando: “Governador do Maranhão desafia Moraes e nomeia irmão para secretaria”.
Seria então uma afronta do governador à decisão da Justiça brasileira? O velho grito de “quero, posso e mando”?
Ou seria uma afronta do próprio Marcus? Seria ele, na verdade, quem comanda o grupo Brandão?
Marcão do Agronegócio
Marcus Brandão é vinculado ao agronegócio desde a adolescência, quando, naquela época, tornou-se sócio de seus dois irmãos: Carlos (atualmente governador) e José Henrique (ex-prefeito do município maranhense de Colinas).
As informações estão publicadas no site marcusbbradao.com.br, que apresenta uma breve biografia do novo Secretário de Estado do Maranhão.
Com base na biografia, é possível observar a qualificação técnica do novo secretário e avaliar os critérios utilizados para sua escolha.
Veja abaixo o trecho final da biografia de Marcus Brandão:
Estudou no colégio Batista e, aos 16 anos, tornou-se sócio da Coagri Agropecuária, fundando a empresa com seus irmãos Carlos e José Henrique.
Abriu mão do sonho de estudar medicina para se adequar ao que a família estava empreendendo no momento, que era o plantio e comercialização do arroz. Assim, ficou conhecido como “Marcão do arroz” por ser um bom vendedor em toda a capital maranhense.
Formado no curso de Direito na Universidade Federal do Maranhão e aprovado no exame da OAB, decidiu focar na política após coordenar com sucesso a campanha de seu irmão, José Henrique, para a prefeitura de Colinas, em 1992.
Atuou como coordenador da campanha de seu irmão Carlos Brandão para o governo do Maranhão em 2022, consolidando-se como uma figura-chave na política estadual.
Atualmente, Marcus Brandão é presidente estadual do MDB e diretor de Relações Institucionais da Assembleia Legislativa do Maranhão. Sua trajetória reflete um compromisso contínuo com os valores familiares e o desenvolvimento do Maranhão.