A Feira Estadual da Reforma Agrária Manoel da Conceição aconteceu de 12 a 14 de setembro, na Praça Deodoro, no Centro de São Luís.
A atividade foi promovida pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O encontro teve como objetivo compartilhar com a cidade a produção dos assentamentos maranhenses, com alimentos livres de agrotóxicos e comidas típicas.
A Feira também marcou a inauguração do Armazém do Campo, localizado em um casarão na Praça Deodoro.
Para falar sobre o evento, o Jornal Tambor, na quarta-feira (11/09), entrevistou Elias Araújo, membro da direção estadual do MST no Maranhão.
Elias falou sobre a importância histórica de Manoel da Conceição, seu legado e sua luta pela reforma agrária e enfrentamento da violência no campo.
“Manoel esteve nos primeiros encontros do MST já falando sobre feiras, como um instrumento de ocupação”, destacou Elias.
(Veja, ao final deste texto, o Jornal Tambor com a íntegra da entrevista de Elias)
A Feira também contou com o Festival Por Terra, Arte e Pão, com atrações culturais e um show especial em comemoração aos 40 anos do MST.
Entre as atrações culturais, se apresentaram nomes como Josias Sobrinho, Joãozinho Ribeiro, Dicy, Chico Nô e Raiz Tribal.
No Viveiro da Reforma Agrária, o MST apresentou iniciativas de agroecologia, como os viveiros de mudas.
Ao longo da programação, foram realizadas oficinas, rodas de conversa, lançamento de livros, práticas integrativas de autocuidado e a apresentação das iniciativas e avanços do MST no Maranhão.
(Confira abaixo a edição do Jornal Tambor, com a entrevista completa de Elias)