Skip to main content

Movimentos de defesa da mulher querem cassação de deputado pela Assembleia Legislativa do Maranhão

Mulheres de diversas entidades, partidos políticos, coletivos, além de lideranças de movimentos em defesa da mulher, estiveram presentes em audiência pública com a presidenta da Assembleia Legislativa do Maranhão, Iracema Vale (PSB/MA), exigindo a cassação do mandato do deputado estadual Dalton Arruda (PSD/MA).

O parlamentar Dalton Arruda é o 4º suplente de deputado estadual. Diante do seu histórico de denúncias de violência doméstica, descumprimento de medidas protetivas, ameaças de morte contra sua ex-esposa e ofensas a uma juíza de direito, representantes dos movimentos entram com a petição.

Em novembro de 2021, Dalton chegou a ser preso em flagrante após a invasão da residência de sua ex-esposa, o descumprimento de medidas protetivas e a acusação de agressões físicas e psicológicas contra a ex-companheira.

Então, diz Mary Ferreira, do Fórum Maranhense de Mulheres, “não podemos admitir que um deputado acusado de violência e agressão contra a sua esposa, assuma um mandato, em especial, neste mês de março em que celebramos o Dia Internacional da Mulher”.

Ela destaca que o cargo de deputado é incompatível com o de agressor. “Ele não tem moral para estar à frente de um cargo de deputado em uma Assembleia que deve primar por princípio ético e um espaço de direitos humanos, inclusive, o direito humano das mulheres”, disse Mary Ferreira.ssação de

Mary, que é também bibliotecária e professora da Universidade Federal do Maranhão, também relembrou a luta travada e vitoriosa que resultou na cassação do mandato de vereador de Domingos Paz, acusado pelos crimes de assédio sexual e estupro de vulnerável.

Da audiência na Alema participaram grupos de mulheres do PSOL e Resistência Feminista, Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO16), Resistência Feminista e Sindeducação, Coletivo de Mulheres lêda Batista, Coletivo de Mulheres Ciganas Tsara Calin, Fórum Maranhense de Mulheres, Movimento Olga Benário, Centro Dialético de Pais e Amigos dos Especiais (CDPAE), Associação da Juventude do Estado do Maranhão (AJEM), Instituto Mulheres Resgatando Vidas e Rompendo em Fé, Marcha Mundial das Mulheres, Associação Residencial Natureza, Associação Residencial Natureza, Sindeducação e Unegro.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x

Acesso Rápido

Mais buscados