
O professor Claudio Anselmo de Souza Mendonça, do Colégio Universitário da UFMA, assumirá a presidência do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN), no próximo biênio 2025 -2027. O processo eleitoral mobilizou quase 15 mil votos em Universidades por todo o país e a posse da nova diretoria ocorrerá durante o 68º Conselho do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Conad) entre os dias 11 e 13 de julho, em Manaus, no Amazonas.
É a segunda vez que um maranhense assume o posto em 44 anos de existência da organização. Em uma disputa com outras 3 candidatas, a Chapa 1 – “ANDES pela base: diversidade e lutas” venceu as eleições com 6.453 dos votos, o equivalente a cerca de 44% de aprovação dos votantes.
Para o futuro presidente, o mundo do trabalho veem se reestruturando significativamente e por isso considera fundamental o estabelecimento de plataformas de unidade com outros processos de luta, no caso Maranhão, menciona as agendas ambientais pela proteção do cerrado e em São Luís as lutas em favor da qualidade do ar. “É tarefa do nosso sindicato nacional entender que enraizar a luta no país e derrotar a extrema direita passa por unificar as lutas de todos aqueles que nós chamamos de “condenados da terra, de todos aqueles que são expropriados de direitos básicos como ter água potável e saneamento básico. Nós temos que compreender que esse sindicato se não tiver alicerçado nessas lutas não tem sentido de existir”, afirma.
A gestão terá início em julho e nesse contexto deverá apresentar as prioridades para o mandato, mas Cláudio afirma que o programa político que garantiu a aprovação da sua chapa será respeitado e destaca três aspectos centrais, dentre eles, a luta pela recomposição orçamentária e contra os novos cortes de orçamento na educação; a luta pela paridade e integralidade dos aposentados, que segundo ele tiveram suas condições vida precarizadas pelas últimas reformas previdenciárias, em um momento delicado da vida que exige maior acolhimento; e também irão pautar as condições de endividamento e adoecimento dos professores e professoras.
Em termos de articulação, Cláudio Mendonça afirma que o ANDES buscará construir unidade com outros sindicatos a fim de reposicionar as universidades e institutos de educação pública como instrumento de desenvolvimento nacional.
Confira a composição da nova diretoria do ANDES-SN,para o biênio 2025-2027:
- Presidente: Cláudio Anselmo de Souza Mendonça (UFMA).
- 1ª Vice-Presidenta: Caroline de Araújo Lima (UNEB).
- Secretária-Geral: Fernanda Maria da Costa Vieira (UFRJ).
- 1ª Secretária: Jacqueline Rodrigues de Lima (UFG).
- 1º Tesoureiro: Sérgio Luiz Carmelo Barroso (UESB).
- 2º Tesoureiro: Diego Ferreira Marques (UFBA).
Veja na íntegra a entrevista do Dedo de Prosa com Claudio Mendonça, professor do COLUN UFMA, eleito novo presidente do ANDES SN.